Luva háptica permitirá sentir objetos no metaverso

Giovane Sampaio
Imagem: Facebook Reality Labs

A Meta, novo nome da empresa Facebook, revelou recentemente uma luva háptica. Este acessório, cujos primeiros testes são cheios de promessas, tornará possível sentir objetos dentro do metaverso.

O mundo virtual na palma da mão

No final de outubro de 2021, o Facebook mudou seu nome para Meta. O objetivo desta mudança era sinalizar ao mundo que o gigante iria se posicionar muito mais seriamente sobre as tecnologias de realidade virtual e aumentada. Como prova disso, a Meta começou a revelar as primeiras informações sobre o metaverso, um mundo virtual fictício no qual tudo será possível, de acordo com Mark Zuckerberg.

Na realidade virtual, os óculos VR são essenciais, mas, nos últimos anos, várias soluções tácteis surgiram, incluindo luvas e sapatos. Agora, de acordo com a Wired, o Facebook Reality Labs, um braço da Meta, revelou uma luva háptica projetada para uso no metaverso.

luva haptica em acao
Imagem: Facebook Reality Labs

A luva em questão tem uma característica importante. Ele não permitirá que você sinta o mundo virtual com a ponta de seus dedos, mas com toda a sua mão. O protótipo utiliza fluidos que, ao empurrar ar através de bolsas finas, permitem a insuflação e, portanto, a pressão na mão, incluindo a palma da mão. Esta solução dispensa os atuadores habituais, que têm uma irritante tendência a esquentar e consumir energia.

Luva Háptica ainda em desenvolvimento

Por enquanto, o protótipo da Meta ainda está longe de ser aperfeiçoado. Entretanto, fala-se em adicionar dez vezes mais bolsas para obter uma sensação próxima da real. A multiplicação destas bolsas torna sua gestão mais complexa e a Meta ainda não resolveu este problema.

Uma outra questão é a durabilidade do acessório. Se a luva háptica for realmente comercializada em larga escala, sua durabilidade será um bem inegável. Não há dúvida de que a luva da Meta é promissora em termos de usos futuros.

Compartilhar