Alguns arqueólogos afirmam ter encontrado local onde Herodes Antipas condenou João Batista à morte. Mas nem toda a comunidade científica se convenceu. A equipe acredita que Herodes tomou a decisão nesse nicho (da foto em destaque), especificamente. Herodes Antipas era filho de Rei Herodes, o Grande, rei da Judéia.
João Batista foi um profeta judeu que pregava sobre a iminência do Juízo Final, prevendo a vinda de um messias, conforme os relatos históricos. Ele batizava as pessoas, como forma de purificação da alma e preparação para esse tão temido dia apocalíptico.
Segundo o Live Science, Josefo, historiador judaico-romano que viveu no primeiro século da Era Comum, disse que Herodes Antipas ordenou que a execução ocorresse em Machaerus, uma colina fortificada nas proximidades do Mar Morto. O forte localiza-se em um ponto que atualmente pertence à Jordânia.
Quem foi João Batista e por que o mataram?
Conforme a Encyclopedia Britannica, as principais fontes sobre João Batista localizam-se em quatro evangelhos bíblicos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Obviamente, para estudos históricos, os pesquisadores tentam filtrar todas as alterações “épicas”, e extrair o mais próximo do factual possível. Esses Evangelhos citam João Batista como uma espécie de precursor de Jesus. João, inclusive, batizou Jesus.
Claro que essas são interpretações religiosas. Aqui, tento apenas contextualizar o âmbito do assassinato de João, e demonstrar a importância que isso tudo possui. Embora trata-se, atualmente, de religião, havia também uma carga política fortíssima. Aqui, não falamos de fé ou algo assim, mas do que ocorreu e do que levou aos assassinatos de Jesus, João e outras figuras religiosas importantes.
No caso específico de João Batista, Herodes Antipas temia sua crescente influência e fama entre a população, conforme o próprio Josefo relata. E isso faz bastante sentido.
Mas segundo a história Bíblica, Herodes Antipas casou-se, sob condenação, com Herodias. No entanto, o homem se encantou com uma dança de Salomé, filha de Herodias. Ele, então, prometeu a Salomé o que ela quisesse. Mas ela pediu pela cabeça de João. Após muito relutar, segundo a bíblia, Herodes Antipas atendeu ao pedido. No entanto, a bíblia por si só não serve como uma boa fonte histórica, por motivos que já foram explicados aqui, e necessita de visões mais amplas, com outras fontes. Há fontes que citam, de fato, o casamento com Herodias. O casamento era ilegal, e João se opôs. Mas a história é mais complexa do que uma simples dança, e há um contexto político por trás.
A descoberta é real?
A equipe de arqueólogos encontrou, então, um pátio em Machaerus, a colina fortificada. Eles acreditam que ocorreu ali a dança de Salomé, onde Herodes de Antipas decidiu enfim decapitar João Batista. Eles encontraram, no pátio, um nicho. Nesse nicho, possivelmente localizava-se um trono onde sentava-se Herodes Antipas.
Herodes Antipas controlou a Galiléia e parte do Jordão após a morte de seu pai, já que o reino foi dividido entre os filhos. Aparentemente, H. Antipas gostava de Machaerus, e às vezes governava a partir do forte.
No entanto, muitos especialistas ainda duvidam da descoberta. Eles alegam haver uma carência de fontes para afirmar que o nicho abrigou um trono Real. Os motivos vão desde o tamanho do nicho, até sua semelhança com outros nichos de fortes do reino.