Quando as tecnologias de realidade virtual passaram a se mostrar viáveis, começamos a ver muitas ideias que antes eram do campo da ficção científica se solidificarem. Metaverso foi uma delas, apesar de ter um futuro incerto. Por outro lado, os óculos de realidade virtual conseguiram se estabelecer no mercado e abriram espaço para outras variações como os óculos de realidade mista.
Também chamada de realidade híbrida, a realidade mista é uma tecnologia que combina características tanto de realidade virtual quanto de realidade aumentada. Ou seja, ela insere objetos virtuais no mundo real, permitindo seu usuário interagir com esses objetos e gerando novos ambientes nos quais as matérias físicas e virtuais coexistem e interagem entre si em tempo real.
Um dos exemplos mais recentes desse tipo de tecnologia foi o Vision Pro da Apple. O óculos de realidade mista foi lançado há algumas semanas, porém já tem dado uma dor de cabeça para empresa, com usuários devolvendo o produto para as lojas. As principais reclamações são problemas como falta de conforto, poucas opções para entretenimento e baixa utilidade. Contudo, como ainda existem poucos agentes no mercado atuando com esse tipo de tecnologia a Apple ainda tem certa vantagem.
Porém, a empresa não vai ter o monopólio dessa tecnologia emergente, pois a Huawei também está se preparando para por seu próprio produto no mercado logo. E, para competir com a Apple, a empresa chinesa chegará com um óculos de realidade mista mais leve e mais barato que o da sua rival americana.
No final de 2022 a Huawei já havia lançado na China o seu Vision Glass que era um óculos inteligente de realidade aumentada. Além disso, há alguns anos que a empresa já vem registrando diversas patentes para tecnologias de realidade virtual. Logo não é de hoje que a Huawei vem demonstrando suas pretensões para o futuro. Mas não somente essa empresa e sim a China tem investido muito em tecnologias de realidade virtual e aumentada com foco em turismo digital.
Os rumores sobre o óculos de realidade mista da Huawei
Contudo, ainda não existe nenhum anúncio oficial sobre os óculos de realidade mista da empresa chinesa. O que vem circulando são rumores que sua tecnologia já estaria num estágio avançado de desenvolvimento. Não somente isso, mais o óculos tem várias características em comum com o wearable – tecnologia vestível – da Apple. Portanto, pelo menos na China o produto da empresa americana pode encontrar um grande concorrente.
Outras informações, que destacamos mais uma vez que não são oficiais, afirmam que o óculos de realidade mista da Huawei pesará não mais do que 350 gramas. Isso chega a ser quase metade do Vision Pro da Apple que tem um peso entre 600 até 650 gramas. Por se tratar de um dispositivo que fica preso na cabeça dos seus usuários, materiais leves serão muito visados quando a tecnologia penetrar mais no mercado. Outra vantagem estará no preço, uma vez que a Huawei pretende lançar seu produto com metade do preço do óculos da Apple.
Quanto aos visores, o modelo da Huawei deverá conter um painel micro-OLED 4K, produzido pela Sony, que deve ficar pronto para os primeiros lotes mais ou menos daqui seis meses. Também há rumores que a empresa chinesa teria projetado seus próprios chips para utilizar no óculos.
Em relação ao lançamento, também não existe nenhuma data oficial de quando a Huawei irá colocar seu óculos de realidade mista nas lojas chinesas e nem mesmo uma apresentação ou anúncio. As expectativas são que ela mostre algo até o final de 2024, mas há quem não descarte a possibilidade de um lançamento mais tardio para 2025. De qualquer forma, para entusiastas da tecnologia esses são rumores para se ficar atento.