Fóssil de titanossauro encontrado em construção de ferrovia no Maranhão

Mateus Marchetto

Trabalhadores da construção de uma ferrovia em Davinópolis, no Maranhão, encontraram um fóssil de titanossauro extremamente preservado. O arqueólogo Daniel Ribeiro inspecionava a obra e foi o primeiro a identificar os ossos fossilizados.

A empresa de engenharia Brado é a responsável pela construção da ferrovia, que deve ligar Davinópolis a Sumaré, em São Paulo. Contudo, para a construção da via férrea, a equipe de construção precisa nivelar e escavar o terreno para a colocação dos trilhos.

Nesse estágio, uma das retroescavadeiras acabou revelando materiais incomuns, que Daniel Ribeiro prontamente identificou como sendo fósseis. No entanto, o arqueólogo primeiramente pensou que os ossos gigantes tivessem pertencido a um grande mamífero da megafauna.

achado paleontologico brado 3
Imagem: Divulgação/Brado

Ribeiro afirma, a ‘O Globo: “E a obra já se encontrava nas últimas etapas de corte e terraplanagem. Foi um achado inesperado. Quando os fósseis foram encontrados, a priori achei que se tratava de um animal da megafauna (mamíferos gigantes extintos), e foi surpreendente saber que era um dinossauro.”

Após saber de que tratava de um dino, a equipe da Brado contatou especialistas em paleontologia para a retirada e estudo do material. O professor e paleontólogo Elver Mayer, sobretudo, é que está encarregado agora do estudo do fóssil. Juntamente a outros pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, ele irá identificar a espécie do gigante pré-histórico brasileiro.

O fóssil de titanossauro ainda não foi identificado

Os titanossauros fazem parte da subordem dos saurópodes, os maiores animais terrestres que já andaram pelo planeta. Estes são os famosos dinossauros de pescoço comprido e patas de elefante, como os gigantes braquiossauros – que aparecem no primeiro Jurassic Park.

Estima-se que o fóssil de titanossauro de Davinópolis veio de um animal com aproximadamente 18 metros de comprimento. Apesar disso, a equipe de pesquisadores ainda não sabe ao certo qual a espécie do animal. Há a possibilidade, inclusive, deste ser um novo titanossauro que habitou as terras brasileiras há milhões de anos.

A América do Sul não era exatamente como hoje há mais de 65 milhões de anos. Ainda assim, o continente era o lar de alguns dos maiores saurópodes da Terra. Os argentinossauros, por exemplo, podiam passar dos 35 metros de comprimento, 20 de altura, e até 90 toneladas. Isso faz destes animais – descobertos na Argentina – os maiores animais terrestres conhecidos.

dinosaur g9a50adefa 1920
Imagem:  Dariusz Sankowski / Pixabay 

Apesar destes exemplos gigantes, literalmente, as américas eram lar para uma gama bastante diversa de saurópodes, com várias espécies de titanossauros. Muitos, inclusive, já foram descobertos e identificados no Brasil.

“Já encontramos fósseis de titanossauro na região da Ilha do Cajual, que fica próximo a São Luís, com 97 a 95 milhões de anos, coletados nos anos 90. Mas a descoberta é sempre de pedaços pequenos, quebrados e isolados. Esse de Davinópolis possui membros encontrados mais próximos e mais preservados”, diz o paleontólogo da Universidade Federal do Maranhão, Manuel Alfredo, ao G1.

Homero Rech, o gerente de engenharia da Brado ainda afirma que a descoberta é uma “grande surpresa” e um “ganho para o patrimônio histórico do Brasil”.

Compartilhar