Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Espécie de dinossauro gigantesca é descoberta na Austrália

Australotitan cooperensis atingiu altura de 5 a 6,5 metros no quadril e comprimento de 25 a 30 metros; esqueleto encontrado em 2007 só agora foi analisado.

Australotitan cooperensis. Imagem: Vlad Konstantinov/Eromanga Natural History Museum

Cientistas confirmaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, uma das maiores do mundo, na Austrália, mais de uma década depois de pecuaristas terem descoberto os fósseis do animal.

O saurópode herbívoro viveu no período Cretáceo, entre 92 milhões e 96 milhões de anos atrás, quando a Austrália estava anexada à Antártida, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica PeerJ.

Paleontólogos estimaram que o dinossauro alcançava uma altura de 5 a 6,5 metros no quadril e tinha entre 25 e 30 metros de comprimento, o que lhe dava a extensão de uma quadra de basquete e a altura de um prédio de dois andares.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Isto faz da nova espécie o maior dinossauro já encontrado na Austrália e um dos cinco maiores do mundo, parte de um grupo de elite de titanossauros antes só encontrados na América do Sul.

Imagem: Reprodução/Twitter

“Descobertas como esta são só a ponta do iceberg”, disse Scott Hocknull, paleontólogo e curador do Museu de Queensland.

Paleontólogos batizaram o saurópode de Australotitan cooperensis, combinando “titã do sul” com o nome de um riacho próximo de onde os primeiros ossos da criatura foram encontrados em 2006 em uma fazenda de criação de gado de Eromanga, no Estado de Queensland.

A confirmação da nova espécie marca uma jornada de dezessete anos para primeiramente desencavar e depois comparar os ossos de “Cooper”, como o dinossauro é conhecido mais informalmente, com outras descobertas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ossos de dinossauros são enormes, pesados e frágeis, e são mantidos em museus de todo o mundo, dificultando estudos científicos.

Reuters
Publicado por

A Reuters, a divisão de notícias e mídia da Thomson Reuters, é o maior provedor de notícias multimídia do mundo, atingindo bilhões de pessoas em todo o mundo todos os dias. A Reuters fornece notícias de negócios, de finanças, nacionais e internacionais para profissionais por meio de terminais de desktop, organizações de mídia em todo o mundo, eventos do setor e diretamente aos consumidores.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.