Um OVNI de grande altitude foi abatido sobre o Alasca nesta sexta-feira, segundo a Casa Branca. O coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas, John Kirby, disse que o objeto era “do tamanho de um carro pequeno” e estava sobre uma área pouco povoada.
“O objeto estava voando a uma altitude de 40.000 pés e representava uma ameaça razoável à segurança de voo civil”, disse Kirby em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
Oficiais de inteligência tomaram conhecimento do objeto na noite de quinta-feira, disse Kirby. Ele disse que um caça se aproximou do objeto e avaliou que não era tripulado, e essa informação foi dada a Biden.
“Com muita cautela e por recomendação do Pentágono, o presidente Biden ordenou que os militares derrubassem o objeto, e eles o fizeram, e ele caiu em nossas águas territoriais.”
Kirby disse que o objeto era muito menor do que o balão espião supostamente chinês abatido perto da Carolina do Sul no último sábado e tem aproximadamente o “tamanho de um carro pequeno”.
Não está claro o que esse objeto estava fazendo sobre o Alasca. O objeto estava em uma altitude muito menor do que o balão espião supostamente chinês, que estava a 65.000 pés.
“A preocupação predominante do presidente [sobre o novo objeto] era uma questão de segurança de voo naquela altitude”, disse Kirby.
“Ele não parecia ter a capacidade de manobra que o outro tinha”, disse ele.
De acordo com a ABC News, um oficial dos EUA descreveu o objeto como “flutuante, cilíndrico e cinza prateado”.
Questionado se era “semelhante a um balão”, o oficial disse: “Tudo o que digo é que não estava ‘voando’ com nenhum tipo de propulsão, então não é possível afirmar que era um balão”.
Kirby disse que um “esforço de recuperação será feito” para entender a origem do objeto desconhecido.