Filhote de leão Simba nasceu por inseminação artificial no zoológico de Cingapura

SoCientífica
Ele cresceu com sua mãe Kayla, mas não conheceu seu pai, Mufasa, um leão africano idoso que morreu após a inseminação. (Wildlife Reserves Singapore/AFP)

Um filhote de leão concebido por inseminação artificial chamado Simba nasceu em outubro no zoológico de Cingapura, anunciou o parque nesta terça-feira. O feito é inédito no Sudeste Asiático.

O filhote de leão, nascido em outubro, está “saudável e curioso”, disse a Wildlife Reserves Singapore, a operadora do parque. 

Ele cresceu com sua mãe Kayla, mas não conheceu seu pai, Mufasa, um leão africano idoso que morreu após a inseminação.

Mufasa viveu até a idade avançada de 20 anos, mas não teve filhotes durante sua vida, pois seu comportamento agressivo não permitia o acasalamento bem-sucedido com as fêmeas, segundo comunicado à imprensa.

filhote de leao simba
Wildlife Reserves Singapore/AFP

Os nascimentos por inseminação artificial ainda são raros para os leões. O primeiro procedimento bem-sucedido desse tipo resultou no nascimento de dois filhotes de leão em 2018 na África do Sul.

filhote de leao simba 2
Wildlife Reserves Singapore/AFP

Leões selvagens são escassos

O zoológico divulgou um vídeo mostrando o filhote de leão – chamado Simba em referência ao filme da Disney “O Rei Leão” – sendo alimentado com mamadeira e jogando bola.

A população de leões selvagens caiu mais de 40% nas últimas duas décadas. Entre 23.000 e 39.000 indivíduos ainda estão na natureza, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. Mas a ONG considera a espécie “vulnerável”.

O filhote de leão Simba, que por enquanto mantém a mãe longe dos visitantes, passou a comer pequenos pedaços de carne, além do leite.

Com informações de AFP.

Compartilhar