Fenômeno óptico visto na Patagônia: Será um ‘portal interdimensional’?

Damares Alves
Imagem: Gaby Chavez

Um fotógrafo registrou um fenômeno óptico intrigante que se assemelha a um “portal interdimensional” na estação de esqui Cerro Catedral, localizada na Patagônia, sul da Argentina. Gaby Chavez compartilhou o vídeo desse avistamento incomum em seu perfil no Instagram.

“Um portal para outra dimensão?” disse a fotógrafa na legenda. “A natureza sempre surpreendente!”

O vídeo mostra um brilhante “portal” circular no ar, ao longo das encostas nevadas da estação de esqui. No entanto, esse fenômeno óptico é conhecido como subsol, gerado pelo reflexo do Sol em uma nuvem de cristais de gelo. A luz solar reflete nos pequenos cristais de gelo suspensos na atmosfera, criando um estranho halo no ar.

O fenômeno do subsol só pode ser observado de cima e ocorre diretamente abaixo do Sol. A forma e a orientação dos cristais de gelo na atmosfera determinam o tipo de fenômeno óptico criado.

Em locais frios com condições muito claras, como na Patagônia, os cristais de gelo permitem a passagem da luz solar, gerando os brilhantes pontos ao redor da bola de luz mostrados na imagem.

Esse fenômeno é frequentemente observado pelas janelas dos aviões, proporcionando uma visão privilegiada dos cristais de gelo suspensos na atmosfera.

Compartilhar