Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Fêmeas humanas modernas e neandertais masculinos tinham dificuldade em fazer bebês. Aqui está o motivo

Depois de anos de sequenciamento dos genomas de fêmeas neandertais, os pesquisadores finalmente deram uma boa olhada no cromossomo Y de um neandertal masculino – e descobriram que é diferente de qualquer outro Y nos humanos modernos que vivem hoje.

Mesmo que neandertais e humanos modernos tenham cruzado várias vezes nos últimos 100.000 anos, o DNA no cromossomo Y de um Neandertal masculino que viveu em El Sidrón, Espanha, 49.000 anos atrás não foi passado para os seres humanos modernos, pesquisadores relataram no The American Journal of Human Genetics.

A descoberta se encaixa com estudos anteriores que descobriram que, embora os asiáticos e os europeus tenham herdado de 1% a 3% de seu DNA do cruzamento de seus ancestrais com neandertais, há ausência de DNA Neandertal em seus cromossomos Y. Isto sugeriu que os humanos modernos femininos e os neandertais masculinos não eram totalmente compatíveis e que os neandertais do sexo masculino podem ter tido problemas com a produção de espermatozoides.

O novo estudo encontra uma pista para o motivo: o Neandertal de El Sidrón tinha mutações em três genes imunes, incluindo um que produz antígenos que podem desencadear uma resposta imune em mulheres grávidas, levando-as a rejeitar e abortar fetos masculinos com esses genes. Assim, embora os Neandertais masculinos e os humanos modernos femininos provavelmente tenham se ligado mais de uma vez ao longo dos anos, eles podem ter sido incapazes de produzir muitos bebês masculinos saudáveis ​​(como a reconstrução desse menino neandertal de fósseis de Gibraltar) – e assim acelerando a extinção dos neandertais.

Fonte: Science