Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Estudo mensura impacto da agropecuária na dieta de mamíferos silvestres

Em artigo publicado na PNAS, pesquisadores da USP, da Unesp e do ICMBio alertam para a necessidade de um manejo agrícola mais favorável à manutenção da vida selvagem.

Nos arredores de Campinas e de Botucatu, cidades do interior de São Paulo, gatos-maracajá (Leopardus wiedii) que vivem em áreas de floresta fragmentada pela agropecuária se alimentam de presas que habitam os canaviais vizinhos, incluindo, por exemplo, aves e pequenos roedores silvestres no cardápio.

Outros mamíferos, como o herbívoro preá (Cavia aperea) ou o onívoro cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), também têm a dieta influenciada pela matriz agropecuária da região, embora vivam em área de vegetação nativa. Muitas vezes, por uma questão de sobrevivência, são forçados a buscar seu alimento em plantações de milho, cana-de-açúcar ou pastagens. Cada qual a seu modo, suçuaranas (Puma concolor), capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), veados (Mazama sp.), jaguatiricas (Leopardus pardalis) e mãos-peladas (Procyon cancrivorus) também sofrem alterações na dieta, em comparação com os animais que vivem em áreas conservadas, que formam grandes blocos florestais.

LEIA TAMBÉM: Estudo desvenda processo que possibilitaria regeneração em mamíferos

Os exemplos, descritos em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) , confirmam a hipótese de que, além de afetar negativamente a riqueza, a diversidade e a abundância dos animais, a matriz agropecuária também impacta a alimentação e o uso do hábitat de mamíferos silvestres que vivem em áreas de floresta fragmentada, próximas a lavouras e pastagens.

O estudo, realizado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve o apoio da FAPESP, por meio de um projeto coordenado por Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz (Esalq-USP), e da Fundação Boticário.

LEIA TAMBÉM: Nova esperança para o mamífero mais ameaçado do mundo

“Os remanescentes florestais e a matriz agropecuária não são apartados, existe uma interface entre essas áreas. Já era esperado que os animais precisassem buscar alimento nas plantações, mas essa prática ainda não havia sido quantificada, como foi agora. É importante ressaltar que não se trata da dieta ideal, mas de uma questão de sobrevivência”, disse Marcelo Magioli , bolsista de doutorado da FAPESP e primeiro autor do artigo.

De acordo com o estudo, o impacto causado pela agropecuária nos esforços de conservação está relacionado não somente ao desmatamento e à fragmentação de florestas, mas também às alterações que esse processo induz na alimentação de animais silvestres. Os pesquisadores apontam a necessidade de um gerenciamento adequado dos ambientes modificados pelo homem para amparar a sobrevivência da vida selvagem.