Esse rato africano carrega veneno altamente letal em sua pele

Matheus Gouveia
(Imagem: Stephanie Higgins)

Os ratos de crista africanos são criaturas aparentemente adoráveis, mas são altamente venenosos. A pele deles possui uma toxina tão poderosa que apenas alguns miligramas são letais o suficiente para matar uma pessoa.

Pode até enganar, mas é fatal

O rato de crista africano (Lophiomys imhausi) vive nas regiões do nordeste de África. Apesar de parecer dócil e adorável, a criatura pode ser fatal. Devido a vários relatos de cães que morreram ao tentarem mordê-lo, pensava-se que era venenoso. Após muito tempo, cientistas descobriram que de fato o animal carrega um veneno.

Rato de crista, créditos Stephanie Higgins

Na realidade, esses ratos não produzem o veneno sozinhos. Em vez disso, eles pegam a substância de uma planta venenosa mastigando a casca, misturando a toxina com sua saliva e depois passando o líquido para os pelos.

Algumas espécies de mamíferos, como musaranhos, toupeiras e morcegos vampiros, possuem uma saliva tóxica, enquanto outras espécies obtêm o veneno de outra forma. Os Lorises, por exemplo, fermentam o veneno misturando saliva com uma secreção de suas axilas. Mas o rato de crista é o único mamífero que obtém o veneno diretamente das plantas.