Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rato de crista
Rato de crista
(Imagem: Stephanie Higgins)

Planeta & Ambiente

Esse rato africano carrega veneno altamente letal em sua pele

Os ratos de crista africanos são criaturas aparentemente adoráveis, mas são altamente venenosos. A pele deles possui uma toxina tão poderosa que apenas alguns miligramas são letais o suficiente para matar uma pessoa.

Pode até enganar, mas é fatal

O rato de crista africano (Lophiomys imhausi) vive nas regiões do nordeste de África. Apesar de parecer dócil e adorável, a criatura pode ser fatal. Devido a vários relatos de cães que morreram ao tentarem mordê-lo, pensava-se que era venenoso. Após muito tempo, cientistas descobriram que de fato o animal carrega um veneno.

Continua depois da publicidade
Rato de crista, créditos Stephanie Higgins

Na realidade, esses ratos não produzem o veneno sozinhos. Em vez disso, eles pegam a substância de uma planta venenosa mastigando a casca, misturando a toxina com sua saliva e depois passando o líquido para os pelos.

Algumas espécies de mamíferos, como musaranhos, toupeiras e morcegos vampiros, possuem uma saliva tóxica, enquanto outras espécies obtêm o veneno de outra forma. Os Lorises, por exemplo, fermentam o veneno misturando saliva com uma secreção de suas axilas. Mas o rato de crista é o único mamífero que obtém o veneno diretamente das plantas.

VEJA TAMBÉM: 5 animais perigosos apesar de suas aparências inofensivas

Veneno de casca de árvore

Esses ratos foram descritos pela primeira vez em 1867, e há muito tempo eram suspeitos de serem venenosos. Mas devido à dificuldade de captura desses animais, pouco se sabia sobre seus hábitos e sobre suas defesas.

Continua depois da publicidade

Em 2011, biólogos publicaram pesquisas propondo que o veneno tinha origem na casca de uma árvore venenosa. Essa árvore contém compostos altamente tóxicos para a maioria dos mamíferos. Doses muito pequenas têm utilidade em medicamentos para o coração, mas quantidades maiores podem causar vômitos, convulsões, dificuldades respiratórias e até parada cardíaca.

Apenas o contato oral com os pelos desses ratos pode ser fatal. De fato, existem sim registros de cães que já morreram após atacar esses animais.

VEJA TAMBÉM: Este aplicativo informa rapidamente se uma aranha ou cobra é venenosa

Continua depois da publicidade

Curiosidades sobre o rato de crista

Os cientistas também ficaram surpresos ao saber que os ratos vivem monogamicamente em pares de macho e fêmea, passando mais de 50% do tempo de vida juntos e se comunicando com sons desde guinchos e ronronados.

Como o rato de crista raramente é avistado na natureza, os cientistas ainda estão incertos sobre o número de indivíduos e o estado de conservação. Mas, com os humanos invadindo cada vez mais o habitat do animal, os riscos de ameaça à sua preservação aumentaram na última década.

Informações de Live Science.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Plantas & Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Tecnologia

Chegamos a um ponto de virada na sociedade. Segundo o renomado físico teórico Michio Kaku, os próximos 100 anos de ciência determinarão se perecemos ou prosperaremos. Será...

Plantas & Animais

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais...

Plantas & Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...