Este aplicativo informa rapidamente se uma aranha ou cobra é venenosa

Wellington Reis
(IMAGEM FORNECIDA POR CSIRO / DATA61)

Um novo aplicativo chamado Critterpedia pretende dizer se uma aranha ou cobra são venenosas. Mas será que ele é realmente confiável?

O aplicativo para identificar animais

O aplicativo utiliza um algoritmo que foi feito para comparar fotos e vídeos com uma biblioteca de aracnídeos e répteis

Murray Scarce, co-fundador da Critterpedia foi inspirado na vida selvagem da Austrália, que possui várias espécies de animais. Então, Scarce pretende usar o aplicativo para que turistas possam identificar se um animal é perigoso ou não. O que determinará a distância que eles devem manter do animal.

Scarce disse que “durante uma de suas viagens à Austrália, minha sogra atuou como um ímã para todas as cobras, aranhas e insetos de grande nome do nosso país […] As questões relacionadas à identificação e aos níveis de perigo eram implacáveis, e o fato de não termos todas as respostas simplesmente exacerbou a situação”.

Para evitar esse tipo de situação, eles criaram a plataforma que poderia rapidamente identificar a família, gênero ou espécie de um animal a partir de uma foto.

Para fazer a plataforma funcionar, eles tiveram que digitalizar um biblioteca com centenas e milhares de fotos de cobras e aranhas, auxiliados com por zoólogo e pela sua experiência de trabalho em campo.

Aplicativo ajuda a identificar se cobras e aranhas são venenosas ou não
Uma das imagens usadas para treinar o sistema de aprendizado de máquina da Critterpedia | Cobra-tigre – Notechis scutatus | Foto de Adam Brice

Um projeto ambicioso

Eles estão recebendo a colaboração do Data61 da CSIRO para que possam afiar sua tecnologia, à fim de garantirem maior segurança e confiabilidade para o aplicativo.

De acordo com o líder do projeto, Dr. Matt Adcock, “as diferenças visuais entre duas espécies podem às vezes ser bastante sutis e, portanto, é necessária uma grande quantidade de dados de treinamento para identificar adequadamente as criaturas […] Começamos com uma enorme quantidade de imagens obtidas de especialistas em zoologia que colaboram com a Critterpedia e desenvolvemos um conjunto de ferramentas para ajudar a rotular semi-automaticamente essas imagens, verificar as informações e verificar com outras fontes de dados”.

Aplicativo indica como saber se uma aranha é venenosa ou não
Uma das imagens usadas para treinar o sistema de aprendizado de máquina da Critterpedia | Sydney Funil-web – Atrax Robustus (Masculino) | Foto de Scott Johnson, caçador de funis (Sydney)

O aplicativo ainda está sendo trabalhado para que sua logística seja confiável, para que ele possa identificar corretamente as espécies. Essa é uma habilidade fundamental para lidar com espécies mortais da vida selvagem australiana.

Com cerca de 170 espécies de cobras, e mais de 2.000 espécies de aranhas, existe grande necessidade de identificar quais são ou não perigosas. Afinal de contas apenas 10% desses animais oferecem risco aos seres humanos. 

Dois tipos de aranha e 12 espécies de serpentes possuem um veneno capaz de matar um ser humano rapidamente. Portanto, identificar rapidamente quem são eles é extremamente necessário.

Agora eles estão aceitando fotógrafos para testar a primeira fase do projeto, que podem contribuir enviando fotos da vida selvagem para eles. Atualmente, você pode se inscrever para se tornar um testador da Fase 1, que permite baixar uma versão beta da plataforma e enviar fotos da vida selvagem para continuar treinando o algoritmo.

Com informações de IFLScience.

Compartilhar