Connect with us

Ciência

Especialistas intrigados com leão da montanha com dentes na cabeça

Published

on

Após um leão da montanha atacar um cachorro na propriedade de um caçador, em Idaho, e depois correr para as colinas, o homem o seguiu por 3 horas até conseguir abatê-lo, quando descobriu que ele era um leão peculiar.

Segundo o Departamento de Pesca e Caça de Idaho, o cão que foi atacado sobreviveu.

Advertisement

O leão da montanha estava longe de ser um felino comum. Ele tinha dentes caninos totalmente formados e pequenos bigodes que cresciam em tecido coberto de peles no lado esquerdo superior de sua cabeça.

Não está claro o que causou o crescimento incomum, mas os biólogos que estudaram o felino ofereceram duas idéias. Uma dessas ideias é que talvez os dentes sejam os restos de um gêmeo que morreu no útero, mas foi absorvido pelo feto sobrevivente.

Advertisement

A outra ideia é que talvez a anormalidade seja um tumor teratoma; massas cheias de dentes, cabelos e às vezes até dedos das mãos e pés. Os tumores contêm tecido encontrado em embriões em estágio inicial. Eles geralmente são benignos e não se espalham para outras partes do corpo.

Apesar das possibilidades apontadas, os cientistas ainda acreditam que a causa exata da anormalidade do leão da montanha é uma incógnita, visto que a situação é totalmente incomum e raramente é presenciada na natureza.

Advertisement

“Biólogos… nunca viram nada parecido com essa deformidade em particular”, disse o departamento em comunicado.

Apesar da morte do leão, em alguns estados dos Estados Unidos a caça de animais é apoiada por leis. O caçador relatou a caça ao Departamento de Pesca e Caça, e as autoridades não viram nada de errado com a sua documentação, permitindo ele a ficar com o animal morto.

Advertisement

Leões da montanha são vistos raramente em Idaho, apesar de serem nativos dessa região. A caça eliminou grande quantidade de indivíduos dessa espécie e, com o tempo, ficaram mais cautelosos a aproximarem-se de humanos.

O leão é um animal que possui uma alimentação de bastante proteína. Se alimenta, na maioria das vezes, de veados e perus selvagens. Durante o inverno suas presas acabam descendo para parte mais baixas das montanhas, e os leões acabam as seguindo e, eventualmente, se encontram com humanos e seus animais domesticados.

Advertisement

FONTE / LiveScience

LEIA TAMBÉM: Caçador é morto por elefante e comido por leões na África

Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.