Oceano Índico

Elisson Amboni

O Oceano Índico é um grande corpo de água salgada, cobrindo cerca de 20% da área oceânica total do mundo. Esse oceano é o mais novo em termos geológicos, e o menor dos três oceanos principais (Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e Oceano Índico), ainda que maior que os oceanos Ártico e Antártico.

Ele se encontra no meio da África, ao oeste, a Ásia, ao norte, a Austrália, ao leste, e o Oceano Antártico, ao sul.

O oceano tem quatro vias navegáveis importantes, incluindo o Estreito de Ormuz, o Canal de Suez, o Estreito de Malaca e Babelmândebe.

O Oceano Índico cobre cerca de 19.8% da superfície total de água da Terra. Seu comprimento máximo é entre a Antártica e a Baía de Bengala, de 10.000km, com uma largura de 7.600km entre a Austrália e a borda sul da África.

Sua profundidade média é de 3.741m abaixo do nível do mar, com profundidade máxima de 7.258m na Fossa Oceânica de Sunda, na costa sul da Indonésia. O volume do oceano é de 268 milhões de quilômetros cúbicos, enquanto a costa é de aproximadamente 66.526km.

mapa do oceano indico e dos paises banhados por ele

A costa ao norte é compartilhada pelo Paquistão, Irã, Bangladesh e Índia, enquanto a Indonésia, a península malaia e a Austrália compartilham a costa leste. Suas bordas ao oeste terminam na África e na península árabe, e, ao sul, na Antártica.

O Oceano Índico se conecta ao Oceano Atlântico ao sudoeste através da borda ao sul da África. A Índia, a Austrália e a Indonésia possuem as maiores zonas econômicas exclusivas e costas desse oceano.

Informações importantes

LocalizaçãoSul e Sudeste Asiático, Ásia Ocidental, Nordeste, Leste e Sul da África e Austrália
Coordenadas20°S 80°E
Máx. comprimento9.600 km (Antártica à Baía de Bengala)
Máx. largura7.600 km (África a Austrália)
Área de superfície70.560.000 km 2 
Profundidade média3.741 m
Máx. profundidade7.258 m
Comprimento da costa66,526 km

Clima e hidrologia do Oceano Índico

A região do Oceano Índico divide-se em quatro zonas climáticas principais: a de monções, a dos ventos alísios, a subtropical e temperada, e a subantártica e antártica.

Durante o verão da zona de monção, a alta pressão atmosférica sobre a Austrália e a baixa pressão sobre a Ásia se combinam para formar a monção sudoeste, com velocidade do vento de até 45km/h. Durante os invernos, a baixa pressão no norte da Austrália se combina com a baixa pressão atmosférica da Ásia para formar a monção do nordeste.

Os ventos alísios prevalecem quase o ano inteiro, mas são particularmente fortes entre junho e setembro. O Oceano Índico é o mais quente, e manteve-se numa temperatura de 1,2 graus Celsius entre 1901 e 2012.

As atividades humanas na área induziram o aquecimento do efeito estufa, originando o frequente El Niño.

ocean1 2
Praia de Bengala Ocidental, na Índia, onde um tempo tempestuoso se forma.

As características hidrológicas do Oceano Índico são influenciadas por interações entre elementos climáticos, como o vento, a chuva, a energia solar e as correntes oceânicas. As duas maiores correntes desse oceano são a Corrente das Agulhas e a Corrente de Retorno das Agulhas, controladas pelas monções.

Na zona de monções, a superfície do oceano circula em reverso pelo menos duas vezes ao ano, compondo os dois maiores giros oceânicos opostos, que se desenvolvem na Baía de Bengala e no Mar Arábico.

Abaixo da superfície do oceano, a circulação nas águas profundas é irregular e lenta. A água de alta salinidade do Mar Vermelho e do Golfo Pérsico entram no oceano e afundam abaixo da água da superfície (entre 600m e 1.000m). A salinidade do oceano varia entre 3.2% e 3.7%, com o Mar Arábico tendo a maior salinidade até 120m devido à alta taxa de evaporação.

Biodiversidade

9 dos 36 hotspots de biodiversidade do planeta estão no Oceano Índico. A Ilha de Madagascar e suas vizinhas abrigam 13.000 plantas, 381 répteis, 313 pássaros, 160 peixes e 200 mamíferos, com a maioria sendo espécies endêmicas.

O hotspot Maputaland-Pondoland-Albany contém acima de 8.000 plantas, 197 mamíferos, 200 répteis e 70 peixes de água doce.

As florestas na costa leste da África são o lar de acima de 4.000 plantas (1.750 endêmicas) e 235 mamíferos. O Chifre da África, incluindo o Grande Vale de Rift da África oriental e as Terras Altas da Etiópia, abriga mais de 5.000 plantas, 100 peixes de água doce e quase 190 mamíferos.

Outros pontos de biodiversidade aguda no Oceano Índico são os Gates Ocidentais, no Sri Lanka, a Indo-Birmânia, a Wallacea, o sudoeste da Austrália e a Sondalândia.

A Sondalândia contém acima de 25.000 espécies de plantas, com 15.000 sendo endêmicas.

Compartilhar