O termo geológico antropoceno significa “a idade do homem”. Foi inicialmente utilizado por pesquisadores soviéticos em meados do século 20. Desde então, a ideia ganhou impulso até ser oficialmente reconhecida, em 29 de agosto de 2016, por um grupo internacional de especialistas reunidos no Congresso Geológico Internacional realizado na Cidade do Cabo, África do Sul.
Do holoceno para o antropoceno
“O homem tornou-se uma força tal que está mudando o planeta”, disse Catherine Jeandel, diretora de pesquisa do Laboratório CNRS de Estudos Geofísicos e Oceanográficos Espaciais.
As atividades humanas estão deixando uma marca profunda nas camadas geológicas. Quando o antropoceno realmente começou? Quando nossa espécie se tornou uma força capaz de alterar significativamente a evolução do planeta? Os pesquisadores propõem que a mudança começou por volta de 1950 com os depósitos radioativos dos primeiros testes de bombas nucleares realizados no mundo.
O acúmulo de materiais poluentes (degradação do solo, plásticos, partículas de concreto, alumínio, nitratos, fosfatos, etc.), a erosão da biodiversidade e, naturalmente, a mudança climática causada pela liberação massiva de gases de efeito estufa na atmosfera continuarão a ser nossa assinatura no futuro.
Ainda não reconhecido como tempo geológico
O antropoceno ainda não foi oficialmente reconhecido pela Comissão Internacional de Estratigrafia (CIS). Para muitos geólogos, o antropoceno não atende aos critérios das eras geológicas.
Entre estes critérios são apresentados a continuidade dos sedimentos, a taxa de sedimentação, a modificação significativa da flora e da fauna ao longo de um período de tempo significativo (caracterizada em particular pelos fósseis).