O rover Perseverance, da NASA, acaba de remover o escudo anti-detritos responsável por proteger seu companheiro Ingenuity durante o pouso. De acordo com a NASA, um primeiro voo poderia ser realizado em abril.
Ingenuity é uma missão paralela para tentar realizar um voo em Marte. Nunca nenhum outro objeto humano foi capaz de realizar feito semelhante no planeta vermelho.
Não será uma tarefa fácil. A atmosfera marciana é realmente muito esparsa (cerca de 1% da densidade de nossa atmosfera na Terra). Como resultado, o Ingenuity foi projetado para ser leve (apenas 1,8 kg). Além disso, seu motor foi construído para girar as hélices muito mais rápido do que seria necessário na Terra com um drone semelhante.
Por outro lado, a gravidade marciana é cerca de um terço da Terra. Isso significa que um pouco mais de massa pode ser levantada com uma determinada velocidade de rotação.
Desde que deixou a Terra em julho de 2020, o Ingenuity está escondido sob a barriga do Perseverance, protegido por um casco projetado para protegê-lo de destroços levantados durante o pouso. Os engenheiros da missão retiraram recentemente o escudo protetor.
Ingenuity voará provavelmente em abril
Há poucos dias, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA declarou ter encontrado o “aeródromo” ideal para este primeiro voo de teste. Trata-se de uma área de 10 por 10 metros em que quase todas as pedras têm menos de cinco centímetros de altura. A superfície também deve ser relativamente plana (inclinação máxima de 4 graus).
Assim que o Perseverance estiver dentro desta área, os pesquisadores desativarão o mecanismo de travamento que mantém o Ingenuity no lugar. Assim que o drone pousar na superfície, o JPL terá alguns dias para fazer um primeiro teste. O drone então ativará suas hélices a quase 2.900 rotações por minuto, antes de subir a uma altura de cerca de três metros a cada trinta segundos.
Durante esse tempo, o Perseverance percorrerá uma boa distância e tentará documentar sons e imagens de Marte.
Se for bem-sucedido, até quatro voos adicionais podem ser tentados por aproximadamente 90 segundos e por várias centenas de metros.
Assim que essas operações forem concluídas, o Ingenuity será abandonado para sempre, abrindo caminho para outros veículos voadores que poderiam integrar futuras missões a Marte. Esses dispositivos podem oferecer uma perspectiva única aos astronautas ao detectar rotas de travessia que de outra forma seriam inacessíveis para rovers e outros pousadores. Eles também podem permitir o transporte ou recuperação de pequenas cargas úteis.