Dormir no escuro é melhor para a saúde; entenda

SoCientífica
Imagem: Unsplash

A luz está presente em quase tudo na nossa sociedade. Temos luz de lâmpadas dentro de nossas casas, temos postes de luz, temos letreiros de neon e temos telas de computadores e celulares. Por milênios, os humanos seguiram o ciclo solar da luz, mas isso não é mais verdade — as luzes que deixamos entrar em nossas casas estão mudando nossos padrões de sono e também afetando a nossa saúde.

Um estudo recente, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, acabou descobrindo uma relação entre a luz presente durante o sono e os efeitos na nossa saúde.

“Queríamos entender por que existe uma associação entre a exposição à luz de noite com o aumento da prevalência e incidência de ganho de peso e obesidade. O objetivo era entender como níveis moderados de luz durante o sono afetam a função cardiovascular e metabólica”, disse a autora principal do estudo, Dra. Phyllis Zee, chefe de medicina do sono da Northwestern University Feinberg School of Medicine e médica da Northwestern Medicine.

A exposição à luz artificial durante o sono é comum, segundo o novo estudo. Até 40% das pessoas dormem com a TV ou laptop ligados, estimaram os pesquisadores.

“Os resultados deste estudo demonstram que apenas uma única noite de exposição à iluminação moderada da sala durante o sono pode prejudicar a glicose e a regulação cardiovascular, que são fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica”, disse a Dra. Phyllis Zee. “É importante que as pessoas evitem ou minimizem a quantidade de exposição à luz durante o sono.”

Embora este seja um estudo observacional (apenas observou uma correlação e não estabeleceu uma relação direta de causa e efeito), isso se encaixa bem com estudos anteriores.

Man and Woman Using Mobile Phone in the Dark
O relógio circadiano é influenciado pela luz. Quanto mais exposição à luz, mais desperto seu corpo fica. Imagem: Pixabay

Sabemos há algum tempo que os relógios circadianos de nossos corpos são influenciados pela luz, e a exposição à luz reduz a secreção de melatonina, o que faz com que seu corpo se sinta mais desperto. Embora você não perceba, a luz pode redefinir seu bloqueio corporal, fazendo com que sua frequência cardíaca aumente, impedindo que você tenha uma boa noite de sono.

A luz também interfere no sistema nervoso simpático e parassimpático do nosso corpo, que, entre outras coisas, regulam a resposta de “luta ou fuga” e gerenciam o estresse e o estado de alerta.

“A descoberta mais importante é que uma noite de exposição a níveis moderados de luz ambiente enquanto dormimos com os olhos fechados aumentou a frequência cardíaca e a atividade simpática durante todo o período de sono, sugerindo ativação do sistema nervoso. Além disso, na condição de luz ambiente, uma quantidade maior de secreção de insulina foi necessária para normalizar o nível de glicose após a ingestão de um bolus de glicose — consistente com maior resistência à insulina”, acrescentou Dra. Phyllis Zee.

“Nós mostramos que sua frequência cardíaca aumenta quando você dorme em um quarto moderadamente iluminado”, disse a Dra. Daniela Grimaldi, co-autora e professora assistente de pesquisa de neurologia na Northwestern. “Mesmo que você esteja dormindo, seu sistema nervoso autônomo é ativado. Isso é ruim. Normalmente, sua frequência cardíaca, com outros parâmetros cardiovasculares, é menor à noite e maior durante o dia.” 

Dicas para um melhor sono

Se você consegue ver as coisas muito bem, provavelmente está muito claro, então é preciso diminuir a luz ambiente. A seguir está o que você pode fazer para garantir um melhor sono sem muita incidência de luz:

  • Desligue todos os aparelhos que emitem luz. Se você quiser usar uma luz noturna, deixe-a o mais fraca possível e deixe-a mais próxima do chão.
  • Tente usar luz vermelha ou laranja em vez de luz azul, ou branca. Os primeiros são menos estimulantes para o cérebro, enquanto os últimos tendem a torná-lo mais ativo.
  • Use boas cortinas. Muitas cidades são muito iluminadas, então é necessário bloquear a luz que passa da janela para o quarto.
Compartilhar