Dona de casa encontra cobra jiboia em vaso de flores, no MS

Rafael D'avila

Uma dona de casa sul-mato-grossense encontrou uma cobra jiboia dormindo em seu vaso de flores, o susto foi enorme, mas o réptil não acordou. O fato aconteceu em Bonito, e Rita Pedroso, a mulher que descobriu a intrusa em seu quintal, explica que todos os dias acorda e vai verificar o jardim enquanto o café fica pronto.

“Levantei cedo, preparei meu cafezinho e de repente fui erguer uma plantinha e dou de cara com a cobra. Eu levei um susto tão grande, não sabia qual espécie era. Eu levei um baita susto, me tremi toda”, contou a dona de casa em entrevista ao G1. Rita acionou a Polícia Florestal, que resgatou a cobra jiboia sem problema algum. O curioso é que o animal em nenhum momento despertou de seu sono profundo.

Cobra jiboia dormindo tranquilamente no vaso de flores.
Jiboia dormindo no vaso de flor. Imagem: Rita Pedroso

Não é difícil encontrar o réptil pela região, e Rita explica que outras cobras já invadiram sua residência anteriormente, todavia, nenhuma dormiu. “Umas outras cinco cobras já entraram aqui, moro perto da reserva. Com esta, desta vez, é a sexta. Até uma sucuri já achamos no banheiro da piscina. Eu convivo muito bem com a natureza, amo, mas tenho medo”, concluiu.

Cobra jiboia e outras espécies são encontradas frequentemente no estado

Recentemente, um vídeo de Vilmar Teixeira viralizou na internet por mostrar duas sucuris gigantes tomando sol, às margens de um rio também em Bonito. Ele, guia turístico, estava acompanhando um grupo em passeio de canoa quando conseguiu realizar o flagra e fazer as imagens a partir de seu celular. Assim como a cobra jiboia, sucuris são flagradas com frequência na cidade, acima de tudo em lugares mais afastados. As águas cristalinas de Bonito são paradisíacas, mas causam medo em muita gente, que já sabem que o local e o habitat preferido desses répteis.

Sucuri flagrada pelo guia turístico durante passeio.
Sucuri de 2,5 metros nadando em Bonito. Imagem: Vilmar Teixeira

Muitos acreditam que a jiboia é venenosa, mas não apresenta glândulas de veneno e nem mesmo dentes inoculadores. Contudo, mata suas presas por meio de constrição, impedindo o fluxo sanguíneo, assim como as sucuris.

Em seu cardápio, especialmente estão mamíferos roedores de pequeno porte. Entretanto, também se alimenta de anfíbios, aves, ovos de outros animais e até mesmo répteis menores, como lagartos. Mesmo sendo carnívora, se tornou animal de estimação em algumas regiões, por apresentar comportamento tranquilo.

Raramente uma cobra jiboia ataca humanos, justamente por conta de sua característica pacífica, e vive em média 20 anos. Quando Rita encontrou o réptil dormindo no vaso de flor, não sabia de qual espécie era, e logo chamou ajuda para retirar a criatura rastejante de sua casa.

Compartilhar