Ela estava longe da vista de todos. A carta original – há muita perdida – na qual Galileu Galilei primeiro estabeleceu seus argumentos contra a doutrina da igreja de que o Sol orbita a Terra foi descoberta em um catálogo de bibliotecas desatualizado em Londres. Sua descoberta e análise expõem novos detalhes críticos sobre a saga que levou à condenação do astrônomo por heresia em 1633.
A carta de sete páginas, escrita a um amigo em 21 de dezembro de 1613 e assinada “GG”, fornece a mais forte evidência de que, no início de sua batalha com as autoridades religiosas, Galileu ativamente se engajou no controle de danos e tentou espalhar um tom brando da versão de suas reivindicações.
Muitas cópias da carta foram feitas, e existem duas versões diferentes – uma enviada à Inquisição em Roma e outra com linguagem menos inflamada. Mas como se presumia que a carta original estava perdida, não estava claro se os clérigos enfurecidos haviam manipulado a carta para reforçar sua argumentação por heresia – algo que Galileu se queixou aos amigos – ou se Galileu escreveu a versão forte, então decidiu amenizar suas próprias palavras.
Galileu fez a edição, parece. A carta recém-desenterrada está repleta de notas e emendas – e a análise da caligrafia sugere que Galileu a escreveu. Ele compartilhou uma cópia desta versão amaciada com um amigo, alegando que era seu original, e pediu-lhe para enviá-la para o Vaticano.
A carta está na posse da Royal Society há pelo menos 250 anos, mas escapou do conhecimento dos historiadores. Foi redescoberta na biblioteca por Salvatore Ricciardo, um historiador da ciência pós-doutorado na Universidade de Bergamo, na Itália, que visitou em 2 de agosto para um propósito diferente, e então navegou no catálogo online.
“Eu pensei: ‘eu não posso acreditar que eu descobri a carta que praticamente todos os estudiosos do Galileu pensavam estar perdida'”, diz Ricciardo. “Parecia ainda mais incrível porque a carta não estava em uma biblioteca obscura, mas na biblioteca da Royal Society.”
Ricciardo, junto com seu supervisor Franco Giudice, da Universidade de Bergamo, e o historiador de ciências Michele Camerota, da Universidade de Cagliari, descrevem os detalhes e implicações da carta em um artigo publicado no jornal da Royal Society, Notes and Records. Alguns historiadores da ciência se recusaram a comentar sobre a descoberta antes de examinarem o artigo. Mas Allan Chapman, historiador da ciência na Universidade de Oxford, Reino Unido, e presidente da Sociedade para a História da Astronomia, diz que “é tão valioso que permitirá novos insights sobre este período crítico”.
MENSAGENS MISTURADAS
Galileu escreveu a carta de 1613 a Benedetto Castelli, matemático da Universidade de Pisa, na Itália. Nele, Galileu expôs pela primeira vez seus argumentos de que a pesquisa científica deveria estar livre da doutrina teológica (ver “The Galileo affair”).
Ele argumentou que as escassas referências na Bíblia aos eventos astronômicos não devem ser aceitas literalmente, porque os escribas simplificaram essas descrições para que pudessem ser compreendidas por pessoas comuns. As autoridades religiosas que argumentaram de outra forma, escreveu ele, não tinham competência para julgar. Mais importante, ele argumentou que o modelo heliocêntrico da Terra orbitando o Sol, proposto pelo astrônomo polonês Nicolau Copérnico 70 anos antes, não é realmente incompatível com a Bíblia.
Galileu, que já morava em Florença, escreveu milhares de cartas, muitas das quais são tratados científicos. Cópias dos mais significativos foram imediatamente feitas por diferentes leitores e amplamente divulgadas.
Sua carta para Castelli causou uma tempestade.
Das duas versões conhecidas que sobreviveram, uma é agora mantida no Arquivo Secreto do Vaticano. Esta versão foi enviada à Inquisição em Roma, em 7 de fevereiro de 1615, por um frade dominicano chamado Niccolò Lorini. Os historiadores sabem que Castelli então devolveu a carta de 1613 de Galileu e que, em 16 de fevereiro de 1615, Galileu escreveu a seu amigo Piero Dini, um clérigo em Roma, sugerindo que a versão que Lorini enviara à Inquisição poderia ter sido adulterada. Galileu incluiu com essa carta uma versão menos inflamada do documento, que ele disse ser a correta, e pediu a Dini que a transmitisse aos teólogos do Vaticano.
Sua carta a Dini reclama da “maldade e ignorância” de seus inimigos, e expõe sua preocupação de que a Inquisição “possa ser em parte enganada por essa fraude que circula sob o manto de zelo e caridade”.
Pelo menos uma dúzia de cópias da versão que Galileo enviou para Dini agora estão em coleções diferentes.
A existência das duas versões criou confusão entre os estudiosos sobre o qual correspondia ao original de Galileu.
Por baixo de seus arranhões e emendas, a cópia assinada descoberta por Ricciardo mostra o texto original de Galileu – e é o mesmo que na cópia de Lorini. As mudanças explicitam. Em um caso, Galileu referiu-se a certas proposições na Bíblia como “falsas se alguém entende o significado literal das palavras”. Ele passou pela palavra “falso” e a substituiu por “parece diferente da verdade”. Em outra seção, ele mudou sua referência às Escrituras “ocultando” seus dogmas mais básicos, ao “disfarce” mais fraco.
Isso sugere que Galileu moderou seu próprio texto, diz Giudice. Para ter certeza de que a carta realmente estava escrita na mão de Galileu, os três pesquisadores compararam palavras individuais com palavras semelhantes em outros trabalhos escritos por Galileu na mesma época.