O corpo humano contém cerca de 20 elementos diferentes, a maioria feitos no interior de estrelas antigas. Se você desconstruir um humano de 80 kg em átomos, você obterá as seguintes quantidades dos diferentes elementos:
Oxigênio – 52kg
Este elemento constitui mais da metade da massa do seu corpo, mas apenas um quarto dos átomos.
Carbono – 14,4 kg
O elemento estrutural mais importante, e a razão pela qual somos conhecidos como formas de vida baseadas no carbono. Cerca de 12 por cento dos átomos do seu corpo são de carbono.
Hidrogênio – 8kg
Os átomos de hidrogênio em seu corpo foram formados no Big Bang. Todos os outros foram feitos dentro de uma estrela há muito tempo e foram lançados no espaço por uma explosão de supernova. Portanto, embora você possa ter ouvido que todos nós somos poeira estelar, isso não é estritamente verdade.
Nitrogênio – 2,4 kg
Os quatro elementos mais abundantes no corpo humano – hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio – respondem por mais de 99 por cento dos átomos dentro de você. Eles são encontrados por todo o corpo, principalmente como água, mas também como componentes de biomoléculas, como proteínas, gorduras, DNA e carboidratos.
Cálcio – 1,12 kg
Fósforo – 880g
Enxofre – 200g
Potássio – 200g
Sódio – 120g
Cloro – 120g
Magnésio – 40g
O magnésio é um componente chave da superóxido dismutase, uma das enzimas de desintoxicação mais importantes.
Ferro – 4,8g
Encontrado no heme, a parte transportadora de oxigênio da molécula de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos
Flúor – 3,0g
Endurece os dentes, embora o flúor não seja considerado essencial à vida.
Zinco – 2,6 g
Estrôncio – 0,37g
O estrôncio é encontrado quase exclusivamente nos ossos, onde pode ter um efeito benéfico no crescimento e na densidade.
Iodo 0,0128 g
O iodo é um componente essencial do hormônio tireoidiano tiroxina. O iodo é o elemento mais pesado exigido pelo corpo humano.
Cobre – 0,08g
O cobre é um componente de muitas enzimas. A deficiência de cobre causa distúrbios neurológicos e sanguíneos.