Misteriosa criatura marinha é encontrada no País de Gales

Amanda dos Santos
Em destaque está a cartilagem que sustenta as nadadeiras caudais da criatura sem rosto. (Marine Evinronmental Monitoring)

Uma misteriosa criatura marinha sem rosto e com 8 metros de comprimento encontrada no País de Gales, Reino Unido, tem a aparência de um monstro marinho.

De vez em quando, temos a oportunidade de avistar gigantes do oceano em carne e osso, enquanto seus corpos chegam à costa. Isso porque animais mortos são feras gasosas, o que significa que até animais enormes podem alcançar flutuabilidade nas correntes oceânicas.

Identificação da criatura marinha

Normalmente, as equipes trabalham contra o relógio – muito necessário em casos de animais em decomposição – para descobrir como e por que a criatura marinha morreu. Portanto, a equipe de Monitoramento Ambiental Marinho (MEM) pensou ter uma baleia em suas mãos pela primeira vez quando esse mistério surgiu na costa do País de Gales.

tubarões-frade
Os tubarões-frade visitam as águas do Reino Unido, mas encontrar um na praia é muito raro.(Marine Environmental Monitoring)

Tendo se decomposto um pouco, a equipe MEM começou a trabalhar fotografando quaisquer recursos que pudesse encontrar para que, em parceria com o Museu de História Natural de Londres, pudessem identificar o conjunto de cartilagem e tecido.

Assim, as investigações confirmaram que a criatura marinha era na verdade um tubarão-frade (Cetorhinus maximus), uma espécie enorme de tubarão. Quando animais mortos mais frescos são encontrados, o coordenador de encalhes do País de Gales Mat Westfield e sua equipe organizam o transporte dos espécimes para o zoológico de Londres, onde uma necropsia é realizada.

Mas, nesse caso, é tarde demais para o animal ser dissecado. De qualquer forma, o resultado pode armar as organizações de conservação com informações de que precisam para trazer uma melhor proteção para as espécies marinhas. Como a criatura marinha é uma espécie ameaçada de extinção, coletar informações sobre tubarões-frade é um trabalho crucial.

Eles são uma descoberta muito rara para equipes de encalhes no Reino Unido, mesmo sendo frequentemente avistados vivos no mar.

Com informações de IFLScience.

Compartilhar