No Brasil e no exterior, diversos professores estão começando a inserir jogos nas salas de aula para que os seus alunos possam aprender sobre história enquanto jogam.
A ideia surgiu quando os professores perceberam que existe um grande número de acadêmicos que cresceram em frente às telas jogando videogames, o que fez com que o jogo se tornasse um formato interessante de conteúdo.
Além disso, atualmente as companhias de videogame investem pesado para criar jogos mais assertivos sobre a história, sendo que algumas delas possuem historiadores como consultores, fazendo com que o conteúdo acabe ensinando até melhor que uma monografia histórica. Conheça abaixo os seis jogos que possuem uma boa base histórica e que os professores mais utilizam em sala de aula.
1. Assassin’s Creed, Ubisoft
Com cenários de diversas épocas que vão desde a Grécia Antiga até à Londres do século XIX, esta série de jogos de ação e aventura apresentam aos seus jogadores cenários com uma rica arquitetura dos tempos passados, além de possuir um modo de descoberta em que os jogadores podem ser guiados em passeios com curadoria de historiadores e arqueólogos.
2. 1979 Revolution: Black Friday, iNK Stories
Este jogo explora a Revolução Iraniana, oferecendo aos jogadores a história desse conflito através de imagens e vídeos. Para trazer mais precisão, ele também mostra o golpe de 1953, que muitas vezes está ausente em relatos ocidentais da revolução, já que foi patrocinado pelos britânicos e pelos Estados Unidos.
3. Crusader Kings, Paradox Development Studio
Este é um jogo mais complexo, onde os jogadores governam uma dinastia medieval na Europa de forma bem estratégica, podendo até criar alianças com outros países. Ele tem como base alterar a história do passado, fazendo com que o jogador realize escolhas diferentes da época para ver que resultados elas trariam.
4. Attentat 1942, Charles Games
Charles Games é uma companhia especializada em jogos históricos, principalmente os que retratam a Segunda Guerra Mundial, como é o caso de Attentat 1942.
Este jogo descreve as terras tchecas que estavam sob ocupação nazista. Aqui, os jogadores entram no papel do neto ou da neta de Jindřich Jelínek para descobrir porque seu avô foi preso pela Gestapo após a morte do governador Reinhard Heydrich.
Ele também acaba mostrando como os conflitos históricos alteram o cotidiano de pessoas comuns e não somente de governadores e outras pessoas no poder.
5. Battlefield, EA DICE
Este famoso jogo de tiro explora as duas guerras mundiais a partir de diferentes perspectivas. Tem jogos que se concentram nas operações americanas, britânicas, italianas ou soviéticas assim como também tem versões que mostram os papéis das mulheres e de pessoas de cor na história das guerras.
6. Brother in Arms, Gearbox Software
Com desafios táticos da Segunda Guerra Mundial, este jogo de tiro em primeira ou terceira pessoa mostra aos seus jogadores uma representação de como eram as manobras áreas durante esse conflito. Por mais que a história seja bem básica, ele mostra estilos mais imersivos para aprender sobre história a partir de reconstituições.