Lista de países da antiga União Soviética

A União Soviética foi o maior país do mundo, com 15 estados-nações anexados, até o seu colapso em 1991.

Letícia Silva Jordão

A União Soviética, também conhecida como União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi um estado socialista formado por Vladimir Lênin em 1922, considerado o maior país do mundo durante a sua curta existência. No entanto, o país entrou em colapso em 1991, o que acabou originando a independência dos países que compunham a antiga União Soviética. Estes eram Armênia, Moldávia, Estônia, Letônia, Lituânia, Geórgia, Azerbaijão, Tajiquistão, Quirguistão, Bielorrúsia, Uzbequistão, Turcomenistão, Ucrânia, Cazaquistão e Rússia.

Conheça os países da antiga União Soviética

Subdivisão da URSSPaís atualDia da independência
RSS da EstôniaEstônia8 de maio de 1990
RSS da LituâniaLituânia11 de março de 1990
RSS da LetôniaLetônia4 de maio de 1990
RSS do AzerbaijãoAzerbaijão30 de agosto de 1991
RSS da GeórgiaGeórgia9 de abril de 1991
SFSR RussaFederação Russa12 de dezembro de 1991
RSS UzbequeUzbequistão31 de agosto de 1991
RSS da MoldáviaMoldávia27 de agosto de 1991
RSS UcranianaUcrânia24 de agosto de 1991
RSS da BielorrússiaBielorrússia10 de dezembro de 1991
RSS TurcomenaTurcomenistão27 de outubro de 1991
RSS da ArmêniaArmênia21 de setembro de 1991
RSS TadjiqueTajiquistão9 de setembro de 1991
RSS do CazaquistãoCazaquistão16 de dezembro de 1991
RSS QuirguizQuirguistão31 de agosto de 1991

Armênia

A república da Armênia era conhecida na antiga União Soviética como Armênia Soviética. O país que tem 11.500 milhas quadradas, estava entre as repúblicas constituintes da URSS em dezembro de 1922.

O país foi criado em 1920 durante um período em que os soviéticos tomaram controle da primeira república da armênia. Ele ficou sob este controle até 21 de setembro de 1991, data em que o país foi proclamado como um estado independente. Desde então tem passado por graus significativos de desenvolvimento.

Moldávia

A Moldávia pertenceu à antiga União Soviética de 1940 até 1991, sendo oficialmente conhecida como República Socialista Soviética da Moldávia ou MSSR. Foi criada no dia 2 de agosto de 1940 em uma região da Romênia conhecida como Bessarábia.

O país só foi declarado como um estado soberano em 23 de junho de 1990, mas foi oficialmente conhecido como República Socialista Soviética da Moldávia até 23 de maio de 1991. Após receber a sua independência, a Moldávia foi afetada por uma guerra civil.

Estônia

A Estônia fazia parte dos três Estados Bálticos no nordeste da Europa, e passou a ser conhecida como República Socialista Soviética da Estônia ou ESSR quando passou a fazer parte da antiga União Soviética. O país foi incorporado à URSS em 21 de julho de 1940 após um ataque das tropas soviéticas em 17 de junho de 1940.

No entanto, durante os anos de 1941 a 1944, a ESSR foi ocupada pela Alemanha nazista. Em 8 de maio de 1990 a ESSR foi renomeada para República da Estônia, e sua independência foi reconhecida pela antiga União Soviética em 6 de setembro de 1991

Letônia

Outro estado báltico localizado no norte da Europa, a Letônia foi incorporada à URSS durante a Segunda Guerra Mundial em 21 de julho de 1940 como um estado fantoche da antiga União Soviética.

Durante essa época, o país passou a ser conhecido como Letônia Soviética ou SSR da Letônia. Após fazer parte da URSS, a comunidade europeia e os EUA se recusaram a reconhecer a anexação do país à União Soviética.

Com o fim da URSS, o país restaurou seu nome oficial como República da Letônia, onde alcançou sua independência em 21 de agosto de 1991. Após isso, os principais objetivos do país foram a ingressão na União Européia e na OTAN em 2004.

Lituânia

A Lituânia Soviética ou RSS da Lituânia pertenceu à União Soviética entre os anos de 1940 até 1990. Possuindo cerca de 25.000 milhas quadradas, o país é um dos três estados bálticos do norte da Europa.

Assim como a Estônia, a Lituânia também foi ocupada pelos alemães nazistas entre 1941 e 1944, mas o território foi posteriormente ocupado pela antiga União Soviética nos 50 anos seguintes.

Em 18 de maio de 1989 a Lituânia se declarou um estado soberano e, apesar da União Soviética considerar a ação ilegal, o país foi restabelecido e declarado como uma nação independente.

Geórgia

A República da Geórgia possui uma área de 27.000 milhas quadradas que está localizada entre uma encruzilhada entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. O país se tornou uma das repúblicas constituintes da União Soviética em 30 de dezembro de 1922, onde passou a ser chamada de Geórgia Soviética ou RSS da Geórgia.

Em 18 de novembro de 1989 o país declarou a sua independência e passou a ser chamado de República da Geórgia. Após sua independência, o país lutou durante a maior parte da década de 1990 contra uma crise econômica e civil.

Azerbaijão

Anteriormente conhecido como Azerbaijão Soviético ou RSS do Azerbaijão, é um país que fica localizado na encruzilhada do sudeste da Europa e do sudoeste da Ásia. Ele teve seu nome alterado somente em 19 de novembro de 1990, quando iniciou seu processo de independência da URSS.

O país só teve sua independência oficialmente reconhecida pela antiga União Soviética em 1991. No entanto, a Constituição da RSS do Azerbaijão foi utilizada até 1995, ano que o país adotou sua nova constituição.

Após sua independência, o Azerbaijão se tornou membro do Movimento Não-Alinhado e foi eleito membro do Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 9 de maio de 2006.

Tajiquistão

Localizado na Ásia Central, o Tajiquistão é conhecido por ser um país montanhoso e sem litoral. Durante a antiga União Soviética, o país era conhecido como Tajiquistão Soviético ou RSS Tajique.

O estado soviético do Tajiquistão durou entre 1929 e 1991, sendo que durante um período o país teve uma expansão na sua agricultura, principalmente na produção de algodão do sul do país. Isso resultou em uma infraestrutura de irrigação melhorada no local.

O país alcançou sua independência em 9 de setembro de 1991, e alguns dias antes foi renomeado para República do Tajiquistão. Após sua independência, o país caiu em uma guerra civil que envolveu diversas facções.

Quirguistão

Sendo um país montanhoso com 77.000 milhas quadradas, o Quirguistão foi o local onde a antiga União Soviética instalou seu poder em 1919, porém o Quirguistão Soviético só foi declarado como parte da URSS em 5 de dezembro de 1936.

O país alcançou a sua independência em 25 de maio de 1991 e no ano de 1993 alterou seu nome para República do Quirguistão. Ao alcançar a independência, o país aderiu à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e à ONU. No entanto, durante boa parte do novo milênio, o país sofreu uma imensa instabilidade política.

Bielorrússia

Conhecida como Bielorrússia Soviética ou BSSR, a região estava sob domínio russo desde 1919. No entanto, a SSR da Bierlorrússia lituana emergiu e ocasionou uma disputa entre a antiga União Soviética e a Polônia.

A região ocidental da Bielorrússia moderna permaneceu como parte da Polônia por um tempo até ser anexada à BSSR. Já a SSR da Bielorrússia é um membro fundador da URSS.

Durante as décadas de 1920 e 1930 a União Soviética adicionou novas políticas econômicas e agrícolas no território, gerando repressão política e fome na região. Após um período, foi descoberto em Minsk uma vala comum onde as vítimas que foram executadas entre 1937 e 1941 estavam. O ato foi relacionado à URSS, o que fez o povo da região buscar a sua independência, que foi declarada em 27 de julho de 1990.

Uzbequistão

O Uzbequistão soviético foi estabelecido em 27 de outubro de 1924, sendo ele uma região que não possui litoral e está localizada na Ásia Central. Entre 1941 e 1945, cerca de 1,5 milhão de uzbeques lutaram contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Em junho de 1990 a região declarou o seu estado soberano, e em agosto de 1991 pôde declarar a sua independência. Atualmente o país possui a segunda maior taxa de escravidão moderna no mundo, com 3,97%.

Turcomenistão

O Turcomenistão foi anexado ao império russo e mais tarde estabelecido como um dos estados constituintes da antiga União Soviética em 1924. A região que possui uma área de 190.000 milhas quadradas teve as suas práticas agrícolas reorganizadas, o que fez com que o estilo de vida nômade no país acabasse.

Em 1990 o país declarou sua soberania, porém ainda não estava pronto para a independência, por isso optou por preservar a URSS. Mas, em 1991 o país declarou oficialmente sua independência da União Soviética e desde então ele manteve uma posição neutra sobre os assuntos internacionais.

Ucrânia

O SSR ucraniano foi admitido na União Soviética em 30 de dezembro de 1922. O país que cobre uma área de 233.000 milhas quadradas foi membro fundador da ONU, mas a URSS agiu como seu representante legal em questões relacionadas a países fora da antiga União Soviética.

Quando a URSS foi dissolvida, o SSR ucraniano foi renomeado como Ucrânia, e o país recebeu a aprovação da sua nova constituição em 1996. Após a sua independência, o país continuou a buscar alegações em tribunais estrangeiros contra a Federação Russa na esperança de recuperar a sua quota de propriedade estrangeira.

Cazaquistão

Conhecido por ser o maior país sem litoral no mundo, cobrindo uma área total de 1,05 milhão de milhas quadradas, o Cazaquistão Soviético foi estabelecido em 1936 como parte da União Soviética.

Com a dissolução da URSS, o país passou a ser membro das repúblicas constituintes da União Soviética a declarar a sua independência. Atualmente, o país é conhecido por ter uma governança caracterizada pela supressão da oposição política e abusos dos direitos humanos.

Federação Russa

Considerado o maior país do mundo e localizado na Eurásia, a Federação Russa possui 6,6 milhões de milhas quadradas, e formou junto com os outros países a União Soviética.

A Rússia Soviética era o maior membro da URSS e dominou o movimento durante todos os seus 69 anos de duração. Antes de 1991, a União Soviética possuía a segunda melhor economia do mundo, que posteriormente foi afetada pela inflação.

Com a dissolução da antiga União Soviética, a Rússia enfrentou uma grande crise econômica o que gerou altas taxas de mortalidade junto com uma baixa taxa de natalidade e um colapso nos serviços sociais. Nesse período, milhões de russos foram afetados pela pobreza que saiu de 1,5% para cerca de 49%.

Compartilhar