Conheça as indústrias que mais emitem gases de efeito estufa

Dominic Albuquerque
Imagem: Pixabay

Entender quais são as indústrias que mais emitem gases de efeito estufa é parte essencial do processo de reduzir tais emissões. As emissões globais continuam a crescer, isso num período em que deveriam estar diminuindo. E para reduzi-las efetivamente, é preciso saber quais setores são os principais contribuintes. Assim, é possível desenvolver soluções efetivas e estratégias de mitigação.

Hoje, a humanidade emite 50 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa anualmente. Em geral, três quartos das emissões totais vêm do uso de energia. Quase um quinto é da agricultura e cultivo da terra (valor que aumenta para um quarto se considerarmos todo o sistema alimentício); os 8% restantes vão para a indústria e resíduos, de acordo com o Our World in Data.

Assim, há um grupo de diferentes setores e processos que contribuem para as emissões globais. Isso significa que as soluções para o problema não são simples, pois não é possível focar em apenas uma dessas áreas.

Mesmo no setor de energia, responsável por quase três quartos das emissões, não há uma solução simples. Mesmo se pudéssemos interromper por completo as fontes de carbono em nosso fornecimento de energia, precisaríamos de eletricidade para aquecimento e transporte em estradas. Além disso, haveria emissões ainda em embarques e aviação, setores para os quais ainda não temos soluções de baixo carbono.

Em suma, precisamos de inovações em diferentes setores para solucionar as emissões de carbono e chegarmos aos níveis desejáveis.

Setores e indústrias que mais emitem gases de efeito estufa

Energia (eletricidade, calor e transporte): 73.2%

Dentre os setores e indústrias que mais emitem gases de efeito estufa, o setor de energia é preponderante nas emissões, sendo responsável por mais de 70% do valor total. Na indústria em si, o uso de energia tem 24.2% das emissões, especialmente no setor do ferro e aço (7.2%) e de químicos e petroquímicos (3.6%). Juntos, eles incluem a fabricação de ferro, aço, fertilizantes, farmacêuticos, assim como a extração de óleo e gás.

Outras indústrias, como mineração, construção, produção têxtil e madeireira, amontam em 10.6%.

Para o transporte, onde há emissões diretas da queima de combustíveis fósseis, as emissões somam 16.2% do valor. As emissões de petróleo e diesel no transporte em estradas é de 11.9% nessa área. Aviação e transporte em embarcações possuem porcentagens de 1.9% e 1.7%, respectivamente.

Na geração de eletricidade para uso doméstico e comercial, os valores são de 10.9% e 6.6%, respectivamente.

Processos industriais diretos: 5.2%

A produção de cimento inclui a produção de componentes que acabam emitindo gases de efeito estufa, gerando 3% das emissões. Gases de efeito estufa também são produzidos nos processos químicos presentes no setor de químicos e petroquímicos, como na produção de amônia, componente usado na produção de diferentes materiais, como plásticos, fertilizantes e pesticidas. Aqui, a emissão é de 2.2%.

Agricultura, silvicultura e uso da terra: 18.4%

Dentre os setores e indústrias que mais emitem gases de efeito estufa, a área de agricultura, silvicultura e uso da terra é responsável por 18.4% das emissões. O segmento alimentício em geral, que inclui refrigeração, processamento de alimentos, embalagem e transporte, responde por cerca de um quarto das emissões de gases de efeito estufa.

Dentre os setores, o de gado e esterco é quem mais produz gases, com 5.8% das emissões. Solos agrícolas vêm em segundo lugar, com 4.1% das emissões, incluindo emissões para todos os tipos de produtos agrícolas – como alimentos para consumo humano, para alimentar animais, biocombustíveis e outras culturas não alimentares, como tabaco e algodão.

Resíduos: 3.2%

Além das indústrias que mais emitem gases de efeito estufa, há também áreas onde a emissão também está presente. Matéria orgânica e resíduos de animais, plantas, humanos e seus produtos podem se acumular em sistemas de águas poluídas. Quando essa matéria orgânica se decompõe, ela produz metano e óxido nitroso. Aqui, a emissão ´de 1.3%.

Em aterros sanitários, ambientes de baixo oxigênio, a matéria orgânica também se converte em metano ao se decompor. A emissão dos aterros é de 1.9%.

Compartilhar