Há alguns animais venenosos incomuns na natureza. Esses animais partem de aves aparentemente inofensivas até lindas borboletas. No entanto, se tocadas ou comidas, podem ser mortais.
1. Pitohui encapuzado (Pitohui)
Esse pássaro bonitinho parece inofensivo. No entanto, sua pele e suas pernas possuem neurotoxinas chamadas batracotoxinas. Identificada pela primeira vez em 1989, os caçadores da Nova Guiné, região onde é encontrado, sabem o evitar. Não há relatos de alguém que tenha morrido para o pássaro.
2. Besouros Choresine (Choresine)
Os besouros do gênero Choresine relacionam-se com o Pitouhi. Os pesquisadores acreditam que o veneno do pássaro provém de sua alimentação, que inclui o besouro. Ele também fornece as toxinas para outras espécies de aves e algumas rãs venenosas.
3. Rola-elegante (Phaps elegans)
A rola elegante é endêmica da Austrália e é da família dos Columbídeos, que inclui os pombos e as rolinhas. A carne presente em suas asas é toxica devido à sua alimentação, que inclui sementes das plantas Gastrolobium, que são venenosas.
4. Periquito-da-carolina (Conuropsis carolinensis)
A espécie foi declara extinta em 1939 por causa da caça humana. Suas penas eram utilizadas em chapéus e eram consideradas pragas na agricultura. Também pela alimentação, o pássaro adquiria toxinas ao comer o carrapicho-de-carneiro e há relatos de cães mortos após comer o pássaro.
5. Tritões Taricha (Taricha)
O gênero de salamandras Taricha possui quatro espécies: Taricha granulosa, Taricha rivularis, Taricha sierrae e Taricha torosa. Eles possuem a tetrodotoxina, uma toxina que leva à paralisia dos músculos do diafragma, matando as vítimas por uma parada respiratória. Há o relato de apenas uma pessoa que morreu ao se alimentar do animal.
6. Borboleta-monarca (Danaus plexippus)
A borboleta-monarca, além de algumas outras espécies de borboletas da subfamília Danainae. A borboleta-monarca é conhecida por realizar a migração mais longa por um invertebrado em uma única geração. Elas se alimentam de uma planta toxica e são especialmente toxicas em sua fase de lagarta, podendo causar náuseas, vômitos, alterações na visão e interrupções fatais no ritmo cardíaco.
7. Tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus)
Um tubarão já é assustador por si só — imagina sendo venenoso. Pois o tubarão-da-groenlândia é. Consumir sua carne pode causar diarreia, vômitos, desorientação e convulsões. A espécie estabiliza suas proteínas com o óxido de trimetilamina (TMAO), composto que se decompõe em um material venenoso, chamado trimetilamina (TMA).
8. Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)
A tartaruga-de-pente, que habita recifes de corais e costões rochosos em águas costeiras está criticamente em perigo de extinção. Sua carne pode ser venenosa pela alimentação de algumas esponjas toxicas. Em 2010, na indonésia, seis pessoas morreram e 95 adoeceram após comer uma tartatuga-de-pente tóxica.
9. Pato-ferrão (Plectropterus gambensis)
Ele é conhecido por Pato-ferrão e Ganso-da-Gâmbia, mas não é um pato nem um ganso, fazendo parte de sua própria subfamília. Habitando áreas úmidas da África Subsaariana, alguns deles podem ser tóxicos pela alimentação de alguns besouros. Se alimentar da ave contaminada pode te causar bolhas na boca e garganta, dor abdominal e cólicas.
10. Lesma P. maculata (Pleurobranchaea maculata)
A lesma Pleurobranchaea maculata foi o agressor de uma série de envenamentos de cães em 2009, em paias próximo a Auckland, na Nova Zelândia. A lesma possui a presença da Tetrodoxina, substância venenosa já citada nesse texto e que chega a ser mil vezes mais venenosa do que o cianeto, veneno utilizado em execuções.