Como plantar morango em seu jardim

Alessandra Martins
Imagem: Pixabay

A maioria das pessoas gosta morangos, e saiba que é possível cultivar essa planta em casa, até mesmo em vasos. Plantar morangos em seu quintal pode ser uma experiência incrível, pois em breve você poderá desfrutar de deliciosas frutas recém-colhidas! Com um pouco de esforço você até consegue morangos orgânicos. Neste texto, explicaremos o básico de como plantar morango e como cuidar para ter sucesso.

O morango é uma fruta consumida no mundo inteiro em diversos tipos de preparos. Do consumo natural as saladas e sorvetes, o morango é campeão, quando se trata de frutas. Além disso, se o morango por cultivado sem o uso de agrotóxicos, a fruta torna-se bem mais saborosa e apreciada.

Rico em vitamina C e Ferro, o morango tem se tornado cada vez mais popular na mesa do brasileiro.

Preparo do solo

Antes de plantar morango é importante observar se você têm o solo ou substrato ideal. As plantas de morango requerem solo bem drenado com um nível de pH entre 6,5 e 7,0. Portanto, fique atento antes de plantar suas mudas.

Como plantar morango em seu jardim. Reprodução: canva

Depois disso, reserve um tempo para cultivar o solo e remover quaisquer ervas daninhas ou detritos antes de plantar seus pés de morango. Você também pode adicionar material orgânico extra, como estrume curtido, composto ou musgo de turfa, pois isso ajudará a criar um ambiente rico em nutrientes para suas plantas.

Escolha mudas saudáveis

Quando o assunto é muda de plantas, fique atento a procedência. Dê preferencia as mudas certificadas, mas se não tiver, escolha mudas de produtores que boa procedência, que não transgridem as normas sanitárias do seu estado.

Escolher as mudas certas é uma das etapas mais importantes para plantar e cuidar de seus pés de morango. Procure plantas saudáveis que tenham um sistema radicular forte e vibrante e muitas folhas verdes. Evite comprar com folhagem semelhante a palha ou sementes murchas, ou descoloridas, pois elas não irão se desenvolver, acabam por murchar e morrer.

Plantio: escolha profundidade adequada

Ao pensa em como plantar morango, é importante certificar-se de que está plantando o sistema radicular das mudas cerca de 2,5 cm abaixo da linha do solo. Isso permitirá que as raízes se estabeleçam em seu jardim e aumentem suas chances de crescimento bem-sucedidos. Certifique-se de não plantar muito fundo ou muito raso, pois isso pode impedir que as raízes cresçam adequadamente.

Rega e cobertura morta para manter a umidade

Regar regularmente é a chave para manter seus pés de morango saudáveis e em crescimento. Sempre que o solo superior ficar seco, dê uma boa regada na área de plantio. Parte do como plantar morango, é saber que essa é uma planta que requer umidade para o desenvolvimento e produção, então, fique atento as regas diariamente.

Como plantar morango

Além disso, cubra os morangos plantados com palha ou feno após o plantio para conservar a umidade, evitar o crescimento de ervas daninhas na área e manter as frutas longe da sujeira. Certifique-se de substituir qualquer cobertura morta que não fique no lugar durante fortes tempestades de chuva ou ventos para preservar seus benefícios. A cobertura mora é parte essencial do cultivo de morangos, principalmente em regiões de clima quente.

Controle de fertilizantes e pragas

Se você deseja manter seus pés de morango sempre saudáveis e produzindo no tempo certo, é importante tomar medidas contra pragas e doenças. É comum que lesmas e insetos herbívoros, como lagartas e moscas-das-frutas, sejam atraídos como pragas. Aplicar produtos como o pó de Sevin ao redor do solo de seus pés de morango pode afastar essas pragas. Por esse motivo, também é muito indicado cultivá-los em vasos colocados em uma mesa ao ar livre, ou cestos pendurados.

Além disso, você pode aplicar um fertilizante de liberação lenta assim que os morangos começarem a produzir flores para adicionar nutrientes que auxiliam na produção de frutas. Certifique-se de não fertilizar demais também, pois isso pode prejudicar a saúde de suas plantas.

Manter o sabor

Um estudo de 2021 sobre o que torna os tomates mais saborosos descobriu que a razão são as diferenças de açúcar e acidez, bem como numerosos “voláteis” — bioquímicos que estão na forma de gás à temperatura ambiente. O mesmo vale para os morangos.

Nem todas as frutas pequenas, verdes e imaturas que se formam sobreviverão e amadurecerão em frutas vermelhas maduras, mas aquelas que sobrevivem valem o esforço.

Mantê-los na geladeira acelera a perda de sabor, mas armazená-los à temperatura ambiente os tornará rapidamente moles. Não há nada a fazer a não ser comê-los imediatamente depois que colhido da sua plantação.