Como plantar, cuidar e colher girassol

Damares Alves
Um girassol. Imagem: Depositphotos

Os girassóis são amplamente conhecidos por serem uma das flores mais bonitas e por produzir uma das sementes mais consumidas do mundo. Eles se destacam entre outras flores devido a suas grandes flores e cores vibrantes. Seu nome científico é Helianthus annuus, e pertence à família Asteraceae. O gênero Helianthus inclui quase 70 espécies diferentes, que compõem várias espécies de girassóis.

Os girassóis são nativos da América do Norte, e foram cultivados pela primeira vez pelos nativos americanos. As flores foram utilizadas para uma variedade de propósitos, incluindo alimentos, remédios e decoração. Os nativos americanos também acreditavam que o girassol era uma flor sagrada, e era frequentemente usado em cerimônias religiosas.

Aprenda como cuidar adequadamente de seus girassóis, os mantendo saudáveis, quer você esteja cultivando eles em seu jardim ou em um belo buquê.

Como plantar girassol

Antes de mais nada, é bom começar pelo início. E quando me refiro ao início, estou falando da maneira mais comum de se obter mudas de girassóis: através da semente.

Ao plantar a semente de girassol, certifique-se de escolher uma variedade que atenda às suas necessidades. Se você vai colher sementes de girassol, você quer uma variedade que produza mais sementes. Para um belo buquê, procure uma variedade que tenha grandes florações.

Muda de girassol.
Pequena muda de girassol plantada a partir da semente. Imagem: Depositphotos

A próxima coisa que você precisa fazer é preparar sua área de plantio. Após semear as sementes de girassol, faça um buraco de cerca de 2-3 cm de profundidade. O método de semear as sementes depende do tamanho da flor. Se você tiver flores menores, plante as sementes com 15 centímetros de distância. Se você plantar um número maior, plante-os com 30 centímetros de distância. Você pode plantar várias sementes em um só lugar para garantir que elas cresçam, se necessário. Lembre-se de regar bem as sementes recém-plantadas, mas tenha cuidado com a rega.

Se a semeadura for bem sucedida, os brotos devem aparecer 7-10 dias após a semeadura. Se você quer um jardim mais versátil, tente plantar algumas variedades. Criar filas com frentes menores e costas maiores. Você também pode tentar cronometrar suas sementes de modo que você possa semear várias sementes a cada poucas semanas. Isto cria uma floração contínua de girassóis que você pode desfrutar durante todo o ano.

Dicas de como cuidar de girassol

Os estágios iniciais de crescimento são vitais para qualquer planta, especialmente os girassóis. Ao fornecer os cuidados e atenção adequados durante estas semanas, você garantirá que seu girassol cresça para ser saudável e forte.

As dicas a seguir vão te auxiliar a cuidar de seus girassóis.

Luz solar

Os girassóis crescem em climas quentes e toleram o calor e a seca. Eles crescem melhor sob a luz direta do Sol e precisam de 6-8 horas de luz solar por dia. Quanto mais quente a temperatura, maior é a probabilidade de florescerem. Se for cultivar em ambiente fechado, plante as sementes em uma sala que receba muita luz natural.

Solo

Os girassóis crescem melhor em solo bem drenado. O solo também deve ser solto para que as raízes tenham espaço para proliferar. Se as raízes não puderem crescer adequadamente, o girassol terá uma base pobre e terá dificuldade para resistir a ventos fortes. Se você vive em uma área particularmente ventosa, considere plantar girassóis contra uma parede ou muro.

Rega

Embora os girassóis sejam tolerantes à seca e ao calor, eles precisam de irrigação frequente. Quando a planta começa a crescer, deve ser regada perto da zona da raiz, que fica a aproximadamente 5 centímetros do caule. As plantas de girassol devem ser regadas sempre que você sentir a ausência de umidade no solo com o dedo.

Vista de um sistema de irrigação regando uma plantação de girassol.
Vista de um sistema de irrigação regando um campo de girassol. Imagem: Depositphotos

Fertilização

Os girassóis não precisam de adubo, a menos que seu solo seja pobre em nutrientes. Se for, adicione um fertilizante ou um substrato pronto. Evite acrescentar muito às raízes da planta. A adição de adubo ao solo já saudável pode acumular muito nitrogênio e causar a quebra do tronco ou retardar a floração.

Pragas e doenças

Tenha cuidado com caracóis, caramujos, pássaros quando estiver cultivando girassóis. Os caramujos podem ser mantidos à distância com repelentes, enquanto as plantas podem ser cobertas para desencorajar as aves de comer as sementes.

Se as folhas de girassol ficarem amarelas e murcharem, o solo pode estar muito molhado. O solo muito úmido ou argiloso pode facilitar a vida de fungos, e as plantas infectadas não produzirão flores. Se isso acontecer, remova as folhas infectadas e reduza a rega.

Mantenha seus girassois em pé

Alguns girassóis grandes ou variedades com múltiplos ramos podem precisar de ajuda para se manterem em pé. Se seus girassóis começarem a cair, amarre eles a uma estaca. Isto também é necessário para plantas de vida longa.

Sementes de girassol

Você sabia que os girassóis não são apenas bonitos, mas que suas sementes também são deliciosas e nutritivas? As sementes de girassol contêm vitamina E, vitamina B1 e cobre. Elas podem ser apreciadas como um lanche ou adicionadas a uma variedade de pratos.

Se você quiser cultivar girassóis para obter as sementes, escolha uma variedade que seja de tamanho médio. Evite colher girassóis que sejam muito pequenos ou grandes. Flores menores não produzem tantas sementes enquanto as maiores têm conchas grossas com sementes minúsculas dentro.

Depositphotos 15434595 L
Sementes de girassol. Imagem: Depositphotos

Quando colher as sementes de girassol

As sementes de girassol estão prontas para serem colhidas tipicamente 30-45 dias após o florescimento da flor, e você pode dizer que estão prontas quando a parte de trás da flor ficar amarela ou marrom. Outro sinal é que as folhas abaixo das pétalas (brácteas de girassol) também começarão a ficar marrons.

Se você notar que suas flores caem, corte o caule cerca de 10 cm abaixo da cabeça da flor. Pendure a cabeça da flor de cabeça para baixo em um local fresco e seco por várias semanas até que as sementes fiquem completamente secas. Depois disso, remova-as da planta e use como quiser. Além do consumo humano, principalmente para óleo de girassol, outros animais também gostam muito das sementes — aves domésticas como calopsitas, periquitos e ring neck adoram elas.

Conclusão

Os girassóis são bonitos, deliciosos e fáceis de plantar e cuidar. Com um pouco de cuidado, você poderá desfrutar dessas lindas flores em seu jardim por muitos anos. E há sempre algo a mais para aprender sobre eles.

Compartilhar