Como evitar que seu gato devaste a vida selvagem

Amanda dos Santos
Imagem: Pixabay

Cientistas encontraram uma maneira simples de seu gato ter menos impacto na vida selvagem e, portanto, caçar menos: alimente-o com refeições mais carnudas e brinque mais com ele.

Os felinos bem alimentados e com uma rotina maior de brincadeiras têm menos propensão a caçar animais, como roedores ou pássaros. É o que sugerem os pesquisadores de um estudo que analisou as razões dos gatos para exercer o papel de predador.

Comportamento na vida selvagem

gato comendo
Imagem: Pixabay

Os donos de gato que deixam seus felinos passearem ao ar livre sabem que é comum encontrar ‘presentes’ deixados por eles na porta ou dentro de casa constantemente. Um rato ou pássaro morto trazido pelo gato de estimação é um problema, de acordo com um estudo recente publicado na revista Current Biology“Milhões de gatos matam bilhões de animais por ano”, diz o estudo.

Relacionado: Esta é a música perfeita para acalmar gatos, aponta estudo

Em uma tentativa de conter o impacto dos gatos na vida selvagem e continuar deixando que eles vaguem livremente, os autores deste trabalho realizaram vários experimentos com mais de 300 felinos acostumados a caçar. O objetivo era saber se faltava algo na dieta ou se o desejo vinha de instintos naturais.

Maneiras simples de conter os gatos

gato
Gato. Foto: Unsplash.

Os pesquisadores fizeram os animais brincarem com um objeto de pena suspenso espreitando e simulando a perseguição e o ataque, diminuindo o número de bichos mortos trazidos pelo gato em um terço. Além disso, eles foram alimentados com uma dieta de teor mais alto de carne, o que reduziu a presença das presas em 36%.

Portanto, a combinação de mais brincadeira com uma dieta regulada reduziu seus instintos de caça. “Os gatos adoram a emoção da caça”, relata o professor Robbie McDonald, da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Ele coliderou o estudo. O professor observa que os pesquisadores procuraram atender a algumas necessidades ou desejos deles antes que pensem em caçar por meio dessa experiência.

Compartilhar