Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Por que gatos amam erva-gateira? Não é só para ficarem chapados

Porque os gatos adoram catnip
CatCrazy / Pixabay

Todos amam os gatos. A internet está lotada de vídeo de felinos totalmente extasiados com a tão conhecida erva-gateira. Mas você já se perguntou por que os felinos amam tanto esta planta que os deixa ‘chapados’? Pesquisadores parecem ter finalmente encontrado uma resposta para esta pergunta: Ela os protege.

Um novo estudo publicado na revista Science Advances na última quarta-feira, descreve que plantas como a erva-gateira e a videira-prateada, além de conter substâncias químicas que levam os gatos a um estado de puro êxtase, também são muito eficazes em afastar mosquitos que podem transmitir doenças.

Os testes com substância presente na erva-gateira e videira dourada

O professor Masao Miyazaki, da Universidade Iwate, no Japão, juntamente com sua equipe apresentou filtros de papel embebidos em produtos químicos extraídos da videira de prata para 25 gatos domésticos e 30 outros felinos, incluindo o jaguar, o leopardo de Amur e o lince euro-asiático. Todos os felinos esfregaram o rosto nos filtros dosados ​​com nepetalactol antes de rolar no chão. Os animais também foram apresentados a filtros comuns, sem as substâncias, como uma forma de controle para a pesquisa.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Existem 5 tipos de donos de gatos, segundo a ciência

Cães e ratos de laboratório também foram submetidos ao mesmo teste, entretanto, não mostraram qualquer interesse pelos filtros que continham o nepetalactol.

 Masao Miyazaki e Reiko Uenoyama

Para testar os níveis de β-endorfina no sangue, — que é um indicativo de que a molécula estava ativando o sistema μ-opioide dos gatos — os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos felinos cinco minutos antes e depois deles terem sido expostos ao nepetalactol. Todos os testes confirmaram o aumento nos níveis de endorfina após a exposição ao nepetalactol.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ao receber doses de naloxona, uma substância que inibe os efeitos dos opioides, os gatos perderam totalmente o interesse em se esfregar no nepetalactol.

Já conhecendo os efeitos repelentes de mosquitos da erva-gateira graças a estudos anteriores os pesquisadores esfregaram folhas de videira-prateada na cabeça de vários gatos domésticos ou permitiram que os felinos aplicassem a substância por conta própria e depois os colocaram ao alcance de dezenas de mosquitos sedentos. Os insetos picaram deliberadamente os rostos de gatos sem a substância, mas desprezaram os felinos que receberam a erva-gateira.

Isso explica tudo?

Erva-gateira gato chapado
Masao Miyazaki e Reiko Uenoyama

Os pesquisadores relataram no estudo que os gatos pareciam mais interessados em se esfregar com a substância do que em ingeri-las. Isso indicaria que os gatos realmente estariam se beneficiando dos efeitos repelentes contra mosquitos. Os mosquitos transmitem inúmeras doenças e causam mais de 700.000 mortes anualmente. Muitos animais usam plantas para se proteger contra insetos. Por exemplo, algumas espécies de pássaros esfregam frutas cítricas em si mesmas, chimpanzés fazem plataformas de dormir em árvores com qualidades repelentes.

LEIA TAMBÉM: Gatos se unem com segurança aos humanos – talvez até mais do que cães

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Entretanto, isso ainda levanta uma pergunta: Por que somente os felinos mostraram interesse pela substância, mas não os ratos e os cães avaliados no estudo? Esta pergunta, ainda permanece sem uma resposta por enquanto. Mais estudos sobre as qualidades repelentes do nepetalactol e os mecanisainda são necessárias.

Com informações de The New York Times, IFLScience e Phys.org.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.