Como é feita a revisão por pares em artigos científicos?

Adriana Tinoco
Imagem: wur

Publicações científicas precisam ser rigorosas para decidirem que artigos devem ser aceitos ou não. Isso porque divulgar um artigo mal fundamentado, além de poder propagar informações equivocadas, prejudicaria a própria reputação da publicação. Por isso a revisão por pares em artigos científicos é muito importante.

O que é revisão por pares?

Na publicação acadêmica, o objetivo da revisão por pares é avaliar a qualidade dos artigos submetidos para publicação em uma revista acadêmica. Antes de um artigo ser considerado adequado para ser publicado, em uma revista revisada por pares, ele deve passar pelo seguinte processo:

  1. O autor do artigo deve enviá-lo ao editor da revista, que encaminha o artigo a especialistas da área. Como os revisores se especializam na mesma área acadêmica que o autor, eles são considerados colegas do autor, por isso, o termo “revisão por pares”.
  2. Esses revisores imparciais são responsáveis ​​por avaliar cuidadosamente a qualidade do trabalho enviado.Os revisores verificam a precisão do texto e avaliam a validade da metodologia e dos procedimentos de pesquisa.
  3. Se apropriado, o artigo é aprovado, porém o mais comum é que o texto precise de ajustes. Sendo assim, os revisores irão sugerir alterações pontuais. 
  4. Se os revisores acham que o artigo carece de validade e rigor acadêmico, eles o rejeitam e o artigo não pode ser publicado.
etapas da revisão por pares de artigos científicos
Imagem: Saber Ciência

Características de um bom artigo científico

Independente da área de estudo, algumas características são fundamentais para um artigo científico bem elaborado e serão averiguados durante a revisão de pares:

artigo cientifico
Imagem: Portal de Periódicos Eletrônicos

Revisão por pares é um processo positivo

A revisão de pares  pode provocar receio nos autores, o que é compreensível, já que, muitas vezes, o resultado de anos de estudo estará sendo avaliado por outros estudiosos de sua área. No entanto, a revisão é uma parte importante da publicação científica, pois confirma a validade do estudo. 

Os revisores são especialistas, voluntários, que emprestam seu tempo para ajudar a melhorar os artigos submetidos aos periódicos, ou seja, é muito mais comumente um aconselhamento para os autores, do que um veto.

Através do processo de revisão por pares, os artigos científicos devem se tornar:

  • Melhor elaborados: os revisores  podem apontar lacunas no artigo, pontos que necessitam de maiores explicações ou de experimentos adicionais.
  • Mais fáceis de entender: se algumas partes do seu artigo são difíceis de entender, os revisores podem avisar ao autor, para que sejam corrigidas. Afinal, se um perito não consegue entender o artigo, é improvável que um leitor de outra área compreenda.
  • Mais úteis: revisores também levam em consideração a importância do artigo para outros profissionais da área, e assim, fazem sugestões para melhorá-lo ou para melhor destacar essa importância para os leitores.

Além de oferecer conselhos aos autores, outro objetivo importante da revisão por pares é certificar-se de que os artigos publicados na revista científica ou periódico têm qualidade compatível com a publicação.

Diferentes tipos de revisão por pares

Existem diferentes formas da revisão por pares ocorrer, embora a base seja sempre a mesma: especialistas da área fazem comentários sobre um artigo para ajudar a melhorá-lo. Os tipos mais comuns de revisão por pares são:

  • Fechado: quando os revisores estão cientes das identidades dos autores, mas os autores não sabem quem são os revisores.
  • Duplo cego: neste caso, nem autores nem avaliadores sabem a identidade uns dos outros.
  • Aberto:  onde os revisores estão cientes da identidade dos autores, e a identidade dos revisores também é revelada aos autores. Em alguns casos, os periódicos também publicam os relatórios dos revisores, juntamente com o artigo final publicado.
Compartilhar