Como cuidar de um bonsai

Dominic Albuquerque
Imagem: Pixabay

Aprender como cuidar de um bonsai não é tão difícil quanto parece. Claro, ainda é mais complexo do que cuidar de uma planta comum, mas tudo se torna mais fácil quando você domina certos passos.

O bonsai é uma arte japonesa, que consiste no cultivo e treino de árvores em miniatura, desenvolvido a partir da arte tradicional chinesa do penjing. O bonsai busca produzir árvores pequenas, que mimetizam a forma de árvores em tamanho real.

Este guia para iniciantes explora técnicas de irrigação, fertilização e cuidado com o solo, para que você possa cultivar um bonsai próspero, que dure por gerações.

Como cuidar de um bonsai

Local

Para que a árvore se desenvolva, é preciso colocá-la sob as condições adequadas. Há dois fatores-chave nesse quesito: o cultivo interno e o cultivo externo, que depende de uma quantidade necessária de luz solar.

Ainda que o cultivo interno esteja se tornando mais popular, muitos bonsais preferem viver do lado de fora pela maior parte do ano. Isso porque é difícil replicar os ciclos naturais dos quais a saúde da árvore depende entre quatro paredes. Contudo, nem todas as espécies de bonsai podem sobreviver ao clima de determinada região.

Por isso, é importante entender para qual ambiente cada espécie se adequa melhor, e escolher uma que se encaixe no clima de onde você mora.

Luz solar

Em geral, árvores bonsai amam luz solar — e isso por si só pode dificultar o cultivo interno. Em casa, o mais adequado é colocar a planta próxima a uma janela que recebe luz solar, caso contrário será necessário suplementar a árvore com luz artificial.

No cultivo externo, o melhor é encontrar um local iluminado, com ampla exposição à luz do sol. Se a região for muito quente, contudo, também é interessante garantir um pouco de sombra para seu bonsai no meio da tarde.

Regando sua árvore

Diversos fatores — como o tipo de vaso, o clima, fatores sazonais e a espécie — influenciam na frequência em que você vai precisar regar seu bonsai. Para aprender como cuidar de um bonsai, ao invés de seguir um cronograma, você pode monitorar o solo seguindo os métodos abaixo:

  • Dedos: coloque 5 cm dos seus dedos no solo; se a mistura do envasamento parecer muito seca, está na hora de regar;
  • Pauzinhos: coloque um hashi (ou outro pauzinho de comer sushi) no meio do vaso, mergulhando-o 2,5 no solo; se ficar marrom e tiver sujeira grudada depois de 10 minutos, significa que há umidade suficiente no solo; senão, é hora de regar;
  • Medidor de umidade do solo: insira o medidor de umidade no solo, perto da raiz; a escala vai exibir um número que indica se a planta precisa ou não ser regada.

Fertilizantes para bonsai

Sua árvore usa os nutrientes do solo enquanto cresce. Na natureza, esses nutrientes são reabastecidos pela matéria orgânica em decomposição, mas no cultivo doméstico isso é mais difícil de ocorrer. Por isso, é importante escolher um fertilizante adequado para sua planta.

O fertilizante líquido age rápido e é fácil de medir, mas lixivia sempre que você vai regar. O fertilizante sólido, por sua vez, se difunde lentamente ao longo do tempo, mas é mais difícil controlar a dosagem, o que traz um risco para as raízes da árvore.

A recomendação é um fertilizante suave, sem ureia, sempre que se for regar.

Escolhendo o solo

O solo é um dos principais fatores para ter sucesso nos cuidados de um bonsai. O solo correto permite a drenagem dos nutrientes, permeação do oxigênio, retenção da água e dos nutrientes. Seja comprando ou criando o seu próprio solo, é importante que ele contenha os seguintes elementos:

  • Composto: fornece os nutrientes necessários e ajuda na retenção da água;
  • Lascas de rocha de lava vermelha: evita o acúmulo de fertilizantes e a compactação do solo;
  • Pedra-pomes: ajuda na aeração, retém a umidade e sustenta as raízes;
  • Akadama: ajuda a passar a água enquanto auxilia na absorção das raízes.

Replantar

Entender como cuidar de um bonsai envolve a compreensão dos ciclos naturais da sua planta, tirando vantagem disso. A árvore não conseguirá desenvolver uma rede de raízes estável dentro de um vaso, como faria na natureza. Replantar periodicamente previne a ligação das raízes, mantendo seu rigor, e reabastece os nutrientes do solo.

O melhor período de replante é quando a árvore está se preparando para crescer, mudando o armazenamento de energia das raízes para folhas recém-brotadas. Procure por raízes passando pelos orifícios de drenagem ou rastejando sobre o solo para determinar quando a árvore está pronta para ser replantada.

Compartilhar