Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

3 alimentos que podem bloquear o DHT e combater a queda de cabelo

Esse hormônio contribui para a queda de cabelo tanto em homens, quanto em mulheres.

alimentos que combatem a queda de cabelo
(monicore / Pixabay)

Inicialmente, para combater a queda de cabelo, é necessário o bloqueio do DHT (hormônio diidrotestosterona semelhante à testosterona).

Esse hormônio contribui para a queda de cabelo tanto em homens, quanto em mulheres. De que modo ele surge? O seu corpo converte de forma natural em média 5% da testosterona em DHT utilizando a enzima 5-alfa redutase.

Contudo, alguns alimentos bloqueiam essa enzima e, por isso, diminuem a produção de DHT da testosterona e combatem a queda de cabelo. Isto é, de acordo com a pesquisa publicada na Advances in Dermatology and Allergology.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Portanto, listamos três desses alimentos que evitam a queda.

3 alimentos que podem combater a queda de cabelo

1 – Chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo, derivado da planta Camellia sinensis.

chá verde
(PublicDomainPictures / Pixabay)

Em meio a produção, as folhas de chá verde são cozidas no vapor, ao invés de fermentadas, como acontece em folhas de chá preto, por exemplo. Então, o chá verde mantém seus compostos naturais.

Ao mesmo tempo, inclui um dos principais produtos químicos vegetais do chá verde, galato de epigalocatequina (EGCG). Ele é associado com benefícios à saúde como perda de peso, saúde do coração e do cérebro.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Quanto aos folículos capilares, o EGCG mostrou protegê-los na queda de cabelo causada por DHT.

Assim sendo, o teste de comprovação consistiu na aplicação do extrato de álcool de EGCG no couro cabeludo de três homens por 4 dias. Ao fim, houve estímulo do crescimento do cabelo e combate à morte de células que regulam esse crescimento e desenvolvimento.

Em última análise, são necessários estudos adicionais em humanos para melhores determinações se o chá verde bloqueia o hormônio e combate a queda de cabelo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

2 – Cebola (e alimentos ricos em quercetina)

cebola
(Shutterbug75 / Pixabay)

A cebola branca contém poucas calorias, mas possui alto teor de antioxidantes como a quercetina.

Nos estudos pré-clínicos, a quercetina demonstrou uma inibição da produção de DHT e bloqueou a ação da enzima alfa-5 redutase, diminuindo o estresse oxidativo.

Por exemplo, ao combinar a quercetina com um medicamento comumente prescrito para o tratamento da queda de cabelo, ela diminuiu a produção de DHT em ratos.

Apesar dos efeitos promissores, nenhum estudo investigou se comer cebolas ou tomar suplementos de quercetina tem influência no nível de DHT em humanos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Outras frutas e vegetais ricos em quercetina são aspargos, espinafre, maças e couve.

3 – Cúrcuma

A cúrcuma é uma erva muito usada na culinária como extrato em pó por causa de seus benefícios à saúde.

De fato, demonstrações provam que ela reduz a dor da artrite, melhora os níveis de colesterol e a recuperação em exercícios, entre outros avanços.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
cúrcuma
(Ajale / Pixabay)

Os efeitos estão relacionados à alta concentração de curcuminoides da cúrcuma, os compostos ativos. Curcumina é a mais estudada.

Consequentemente, os estudos pré-clínicos também demonstraram que a curcumina reduz os níveis de DHT e bloqueia a enzima alfa-5 redutase.

No entanto, se os resultados vão se traduzir em humanos ainda é desconhecido.

Ou seja, existem alimentos promissores na promessa de redução do DHT, mas pesquisas em humanos são necessárias para a comprovação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Caso você esteja com queda de cabelo, procure também o médico para que ele prescreva o tratamento adequado.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...