As 10 cidades mais poluídas do mundo

Dominic Albuquerque
Imagem: Pixabay

As cidades mais poluídas do mundo se encontram em países de renda média ou baixa, onde há pouca regulação da poluição e do trabalho industrial. Normalmente se usa o Material Particulado (PM2.5 e PM10) para medir a poluição geral, especialmente o nível da poluição no ar. Ele é reconhecido como tendo um impacto maior nos indivíduos do que qualquer outro poluidor.

As maiores fontes de poluição do ar em todo o mundo são a queima de combustíveis fósseis em usinas de energia para gerar eletricidade, incluindo carvão, petróleo e gás natural, bem como para alimentar veículos à base de combustíveis fósseis e outros meios de transporte. O processo de queima libera quantidades significativas de poluentes atmosféricos, emissões e produtos químicos para o ar e a atmosfera. Esses poluentes do ar, ou seja, óxidos de nitrogênio, reagem à radiação ultravioleta do Sol e se formam em smog, representando um risco maior de doenças respiratórias.

Além dos efeitos profundamente nocivos para o corpo humano, a poluição do ar também pode ter impacto sobre o meio ambiente, causando fenômenos como a chuva ácida e reduzindo o rendimento das colheitas e aumentando as doenças em animais selvagens.

Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo

Os dados foram retirados do Relatório de Qualidade do Ar Mundial 2021 da IQAir, compilado usando dados agregados de mais de 80.000 fontes. A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, especializada na proteção contra poluentes transportados pelo ar, desenvolvendo monitoramento da qualidade do ar e produtos de limpeza do ar. 

10. Baghpat, Índia

  • PM2.5: 89.1 µg/m3

Baghpat é uma região industrial e residencial reconhecida, pois a população e empresas da cidade vizinha, Delhi, estão migrando para regiões vizinhas, com Baghpat sendo uma delas. Isso tem aumentado a pressão na cidade, que viu os níveis de poluição aumentar nos últimos anos.

Segundo dados do IQAir, os níveis médios de PM2.5 de Baghpat são dez vezes mais altos do que o padrão de qualidade do ar recomendado pela OMS.

9. Pexauar, Paquistão

  • PM2.5: 89.6 µg/m3
poluicao1

De acordo com uma nova pesquisa, Pexauar enfrenta níveis alarmantes de poluição do ar. Os níveis de poluição na cidade, especialmente durante o inverno, estão dentre os mais contaminados no mundo. Isso afeta a saúde de pelo menos cinco milhões de pessoas, o que aumenta os gastos públicos com saúde e reduz o desenvolvimento humano. As principais fontes de poluição são emissões industriais e de veículos.

8. Baaualpur, Paquistão

  • PM2.5: 91 µg/m3

Baaualpur é uma das cidades mais poluídas do mundo e do Paquistão, com um Índice de Qualidade do Ar de 150-200 na maioria dos dias, colocando populações vulneráveis, inclusive crianças, pessoas doentes e idosos, sob maior risco de dificuldades respiratórias.

O índice aceitável é de 50. As duas maiores causas da poluição do ar são as emissões industriais e de automóveis.

7. Noida, Índia

  • PM2.5: 91.4 µg/m3
poluicao2

Noida é uma das cidades com as piores qualidades do ar no mundo. Os agricultores desta cidade costumam queimar restolho durante a época de colheita para limpar suas terras, que ocorre na estação seca do ano, onde não há chuva e vento para limpar a atmosfera de qualquer tipo de poeira e material particulado.

Em segundo lugar, a poluição neste momento é produzida pela prática comum de soltar fogos de artifício durante as celebrações do Diwali. Esses festivais nacionais, que acontecem entre outubro e novembro, contribuem para a deterioração da qualidade do ar.

6. Faiçalabade, Paquistão

  • PM2.5: 94.2 µg/m3

Faiçalabade é a terceira maior cidade do Paquistão, com população de 3,54 milhões. Está passando por uma expansão substancial, tanto em termos econômicos como populacionais, pois se localiza no centro do país. Além disso, é um polo industrial e de comunicação no Paquistão, com rodovias e ferrovias que conectam a região a outras cidades.

Como é de se esperar de uma metrópole em alto crescimento, os níveis de poluição da cidade são altos.

5. Jaunpur, Índia

  • PM2.5: 95.3 µg/m3

O ar em Jaunpur demonstrou níveis prejudiciais, com dezembro de 2021 valores preocupantes, que podem causar uma ampla gama de problemas de saúde entre os moradores de Jaunpur. Jaunpur é agora a quarta cidade mais poluída da Índia.

4. Delhi, Índia

  • PM2.5: 96.4 µg/m
poluicao3

A média anual de poluição PM2.5 em Nova Délhi é de longe a pior de qualquer capital, sendo ela a única capital dentre as dez cidades mais poluídas do mundo. Dentre as causas se encontram a poluição automotiva, a queima de resíduos vegetais para limpar a terra e o setor industrial, com um grande número de fábricas e plantas de produção, que desempenham um papel significativo na liberação de fumaça na atmosfera.

3. Hotan, China

  • PM2.5: 101.5 µg/m3

A província de Hotan fica no extremo sul do deserto de Taklimakan, na China, o maior deserto de areia movediça do mundo. O deserto é fonte de ocorrências regulares de eventos climáticos envolvendo areia e poeira, o que têm um impacto significativo na qualidade do ar em Hotan. Além disso, toxinas são liberadas no meio ambiente como resultado da expansão industrial exponencial da área, que afeta os moradores de Hotan.

2. Gaziabade, Índia

  • PM2.5: 102 µg/m3

Resíduos de construção e estradas não pavimentadas foram listados como as principais causas de poluição em Ghaziabad pelo Conselho de Controle de Poluição de Uttar Pradesh. Poluentes industriais e automotivos, bem como a queima de resíduos ao ar livre, estão contribuindo para a má qualidade do ar em Ghaziabad.

1. Bhiwadi, Índia

image 18
  • PM2.5: 106.2 µg/m3

Bhiwadi, uma cidade industrial do distrito de Alwar, no estado do Rajastão, superou as outras cidades no ranking, ocupando agora o primeiro lugar das cidades mais poluídas do mundo.

A qualidade do ar em Bhiwadi foi classificada como “perigosa” no início do segundo trimestre de 2021, com um valor de IQA de 366. A sujeira e a poeira foram responsáveis por 47% da poluição em Bhiwadi. 30% são de indústrias. Os veículos são responsáveis por 12% da poluição. A poluição restante é causada por atividades de construção e queima de resíduos, entre outras coisas.

Compartilhar