Corpo humano

Adriana Tinoco
Imagem: Shutterstock

O ser humano é uma junção de características psicológicas e físicas. A parte física desse arranjo é o corpo humano, uma complexa combinação de sistemas e órgãos, regulada por informações genéticas, mas também influenciada por comportamentos e o ambiente ao seu redor.

Nosso corpo não é tão diferente das máquinas, só que, em vez de peças e componentes, é formado por uma série de sistemas que trabalham em funções específicas, permitindo que possamos realizar atividades cotidianas, porém imprescindíveis para vivermos, como comer ou respirar. Vamos conhecer esses sistemas?

Sistemas do corpo humano

Os sistemas que compõem o corpo humano podem ser divididos em: esquelético, circulatório, nervoso, muscular, sensorial, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, endócrino, urinário, reprodutor, imunológico e tegumentar.

Sistema esquelético

esqueleto humano
Esqueleto humano. Imagem: Freepik

O Sistema esquelético é a fundação do corpo humano, pois é o que nos sustenta e dá forma. Esse sistema consiste em entre 206 e 213, em um corpo humano adulto, e 270 em bebês (durante o crescimento, alguns ossos se fundem), além de cartilagens, ligamentos e tendões. Apesar de também fazerem parte do sistema esquelético, os dentes não são considerados ossos.

Além de sustentar o corpo, o sistema esquelético também protege órgãos internos e atua juntamente ao sistema muscular para permitir que o corpo humano se movimente. Uma outra função muito importante desse sistema, é a produção de células sanguíneas na medula óssea e o armazenamento de sais minerais, tais como o cálcio.

Sistema muscular

músculos do corpo humano
Músculos do corpo humano. Imagem: Freepik

O sistema muscular é formado por cerca de 650 músculos que auxiliam no movimento, sustentação do corpo e fluxo sanguíneo. Os músculos podem ser divididos em duas categorias: voluntários, que são coordenados pelo sistema nervoso, ou involuntários, que funcionam independente da vontade da pessoa, como o coração ou os músculos presentes no intestino.

Existem três tipos de músculos:

  • Músculos esqueléticos, que são ligados aos ossos e auxiliam os movimentos voluntários;
  • Músculos lisos, que se encontram dentro dos órgãos e ajudam a mover substâncias através desses.
  • Músculos cardíacos, que se encontram no coração e ajudam a bombear o sangue.

Sistema sensorial

O sistema sensorial é o conjunto de células e órgãos, chamados receptores, responsáveis por captar informações do ambiente e enviar para o sistema nervoso, através de impulsos elétricos. É dessa forma que sentimos odores, gostos e texturas.

Os principais órgãos desse sistema são: olhos, língua, ouvidos, nariz e pele.

Sistema nervoso

cérebro humano
Cérebro humano. Imagem: Freepik

O sistema nervoso controla tanto as ações voluntárias do corpo humano, como movimentos conscientes, por exemplo, andar, correr, estender os braços, etc, quanto ações involuntárias, como a respiração, Além disso, é responsável enviar sinais para diferentes partes do corpo.

O sistema nervoso pode ser dividido em: central, que inclui o cérebro e a medula espinhal e periférico, que é formado por nervos, que conectam todo o corpo ao sistema nervoso central.

Sistema Respiratório

Pulmões
Sistema respiratório. Imagem: Mostafa Elturkey/Pixabay

O sistema respiratório é o que nos permite absorver oxigênio e expelir dióxido de carbono, processo conhecido como respiração. O oxigênio será carregado através do sangue para células por todo o corpo e utilizado na respiração celular.

O sistema respiratório é basicamente composto por pulmões e diversos tubos que garantem a comunicação entre o órgão e o resto do corpo. Esse sistema pode ser dividido em: porção condutora (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos) e porção respiratória (bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos).

Sistema circulatório

vasos sanguineos
Sistema circulatório. Imagem: Pixabay

O sistema circulatório, também conhecido como cardiovascular, é o sistema responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo. Esse sistema é constituído pelo coração e vasos sanguíneos.

A circulação sanguínea é dividida em:

  • Pequena circulação ou circulação pulmonar: é o circuito que o sangue percorre do coração ao aos pulmões, e vice-versa.
  • Grande circulação ou circulação sistêmica: é o caminho de irrigação do coração às demais partes do corpo humano.

Sistema Digestório

digestão
Sistema gigestório. Imagem: Pixabay

O sistema digestório é responsável pela digestão de alimentos, a absolvição de seus nutrientes e eliminação do que não pode ser aproveitado pelo corpo.

O sistema digestório é formado pelos seguintes órgãos:

  • Boca: é onde a digestão começa, já na mastigação do alimento e na liberação de enzimas digestivas;
  • da Faringe, o alimento seguirá em direção ao esôfago;
  • Esôfago: esse órgão é um músculo liso que produz contrações, chamadas peristálticas, para que o alimento chegue ao estômago.
  • Estômago: é onde o suco gástrico é produzido e o alimento digerido;
  • Intestino delgado: esse, com cerca de 6 metros, é a parte mais longa do sistema digestório. É no intestino delgado onde ocorre a absorção de nutrientes;
  • Intestino grosso é onde se forma a massa fecal, o material não absorvido pelo corpo, que será eliminado pelo ânus.

Além desses órgãos, as chamadas glândulas acessórias são importantes nesse processo: as glândulas salivares que, como já vimos, liberam enzimas digestivas; do pâncreas, que produz o suco pancreático, que também contém enzimas necessárias a digestão; e o fígado, que produz a bile, responsável pela emulsificação de gorduras.

Sistema urinário

sistema urinário humano
Rim ilustrado. Imagem: Pixabay

O sistema urinário é responsável pela produção, armazenamento e eliminação da urina, um processo necessário para auxiliar o corpo a expelir resíduos desnecessários. Esse resíduo é chamado de ureia e é produzido quando determinados alimentos são decompostos.

O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, bexiga e a uretra. A urina produzida pelos rins, desce pelos ureteres até a bexiga e sai do corpo pela uretra.

Sistema endócrino

glândulas
Glândulas produtoras de hormônios. Imagem: Pixabay

O sistema endócrino consiste em um conjunto de glândulas que liberam hormônios no sangue. Esses hormônios percorrem diferentes tecidos e regulam várias funções corporais, como a função sexual, metabolismo e crescimento e função sexual. Por exemplo, uma das glândulas do pâncreas libera os hormônios chamados de insulina e glucagon, que regulam o açúcar no sangue.

Sistema reprodutor

O sistema reprodutor permite que os humanos se reproduzam.

órgãos sexuais masculino
Ilustração do sistema reprodutor masculino. Imagem: Wikipédia

O sistema reprodutor masculino inclui:

  • Testículos, são glândulas localizadas na bolsa escrotal, que produzem os hormônios masculinos e os espermatozoides, as células reprodutoras masculinas;
  • Vesícula seminal, produtora do líquido seminal, que neutraliza a urina, protegendo os espermatozoides;
  • Próstata, que libera uma secreção que também compõe o esperma;
  • Uretra, canal que atende ao sistema urinário, mas também ao reprodutor, servindo de caminho para o esperma;
  • Pênis, que é por onde o esperma será expelido;
órgãos sexuais femininos
Sistema reprodutor feminino. Imagem: Wikipédia

O sistema reprodutor feminino consiste em:

  • Ovários, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos;
  • Tubas uterinas, responsáveis por unir ovários ao útero;
  • Útero, que acomodar o feto em desenvolvimento;
  • Vagina, que tem as funções de servir de passagem para o sangue menstrual, para a penetração do pênis durante a relação sexual e para a saída o bebê.

Durante a concepção, um espermatozoide se funde com um óvulo, que cria um óvulo fertilizado, chamado zigoto, que cresce no útero. A gestação humana dura em torno de 40 semanas.

Sistema imunológico

fluxo sanguineo
Fluxo sanguíneo: Arek Socha/Pixabay

O sistema imunológico é a defesa do corpo contra bactérias, vírus e outros patógenos que podem ser prejudiciais ao corpo humano. O sistema imunológico é ativado quando os antígenos (proteínas na superfície de bactérias, fungos e vírus) se ligam a receptores nas células imunológicas, alertando o corpo sobre sua presença. Esse processo é conhecido como resposta imune.

Há dois tipos de resposta imune: a inata ou não específica (barreiras físicas, químicas ou biológicas que nascem com o ser humano, como cílios, suor ou muco) e a adquirida ou específica (que se adapta a situações específicas, é o caso de anticorpos).

O sistema imunológico é composto por:

  • Baço, que filtra o sangue;
  • Linfonodos que, espalhados pelo corpo, filtram a linfa, fluido que contém leucócitos, que ajudam o corpo a combater infecções;
  • Medula óssea, que produz hemácias, leucócitos e plaquetas;
  • Apêndice, onde se concentram os leucócitos;
  • Timo, glândula que produz linfócitos.

Sistema tegumentar

pele
Representação esquemática da pele. Imagem: Wikipédia

O sistema tegumentar é a pele, o maior órgão do corpo, pelos, cabelos e unhas. Esse sistema protege o corpo humano, sendo a primeira defesa contra bactérias e vírus, por exemplo. A nossa pele também ajuda a regular a temperatura corporal e a eliminar os resíduos através da transpiração.

« Retorne para a Enciclopédia
Compartilhar