A vagina é parte do sistema reprodutivo feminino. Ela é um duto tubular que conecta o útero ao exterior do corpo.

A vagina tem funções importantes para a reprodução. Em primeiro lugar, ela assegura a penetração do pênis durante a relação sexual através da lubrificação (secreção de ciprina) pelas membranas mucosas da parede. Em segundo lugar, ela facilita o acesso dos espermatozoides ao útero. Finalmente, ela dará ao bebê a passagem durante o parto normal.

Ela também permite o fluxo da menstruação e outras secreções vaginais.

A estrutura da vagina

A vagina tem a forma de um tubo macio, de 10-12 centímetros de comprimento, com uma membrana mucosa que reveste as paredes. Entretanto, ela se expande durante o sexo e o parto.

A vagina tem uma flora vaginal natural, essencial para seu equilíbrio. A flora vaginal, que consiste principalmente do bacilo de Döderlein, oferece proteção contra microorganismos patogênicos. Embora seja importante manter a vagina limpa, a limpeza vaginal agressiva deve ser evitada, pois pode destruir a flora natural.

AVISO: Esta publicação é de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde e não substitui o acompanhamento profissional de um médico, psicólogo, nutricionista ou outro especialista.

PROPAGANDA

Últimas matérias

Próximo Post