Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mente & Cérebro

Cientistas observam momento exato em que a morte se torna irreversível

Imagem: Hueberto/iStock

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários pacientes não ressuscitados quando morreram no hospital.

Durante anos, cientistas pesquisaram o que acontece com o cérebro quando morremos, mas, apesar de tudo o que descobrimos, o progresso foi inibido por não podermos monitorar facilmente a morte humana – já que os médicos são convencionalmente obrigados a prevenir a morte, se puderem, não monitorá-la enquanto ela ocorre.

Isso significa que a maior parte da nossa compreensão dos processos envolvidos na morte cerebral são provenientes de experiências com animais, fortalecidas com o que podemos extrair dos relatos de pacientes ressuscitados que revelam suas experiências de quase morte.

Agora, uma equipe internacional de cientistas parece ter dado um passo à diante.

Nos animais, dentro de 20 a 40 segundos de privação de oxigênio, o cérebro entra em um “modo de economia de energia”, onde ele se torna eletricamente inativo e os neurônios cessam suas comunicações.

Após alguns minutos, o cérebro começa a desligar-se à medida que os gradientes de íons nas células se dissipam, e uma onda de energia eletroquímica – chamada de despolarização de espalhamento (ou “tsunami cerebral”) se espalha por todo o córtex e outras regiões cerebrais, causando danos irreversíveis no cérebro .

Mas uma equipe liderada pelo neurologista Jens Dreier da Universidade de Berlin – que monitorizou esses processos em nove pacientes com lesões cerebrais devastadoras – diz que o tsunami da morte cerebral pode realmente ser capaz de ser interrompido.

“”Após a parada circulatória, a despolarização de espalhamento marca a perda de energia eletroquímica armazenada nas células cerebrais e o início de processos tóxicos que eventualmente levam à morte”, explica Dreier.

“É reversível – até um ponto – quando a circulação é restaurada.”

Usando uma tecnologia de neuro-monitoramento chamada de “subdural electrode strips and intraparenchymal electrode arrays”, os pesquisadores monitoraram a despolarização de espalhamento nos cérebros dos pacientes e sugerem que não é uma onda unidirecional – desde que a circulação (e, portanto, o suprimento de oxigênio) possa ser retomada até o cérebro.

“Anoxia-desencadeada [despolarização de espalhamento] é totalmente reversível sem sinais de danos celulares, se o suprimento de substrato oxidativo for restabelecido antes do chamado “ponto de compromisso”, definido como o tempo em que os neurônios começam a morrer sub a despolarização persistente”, os autores explicam em seu artigo.

Para pacientes em risco de dano cerebral ou morte por insuficiência cerebral ou outros tipos de AVC, os resultados poderiam, um dia, salvar vidas, embora os pesquisadores expliquem que é necessário muito mais trabalho antes que os médicos possam usufruir destas descobertas.

“Não há implicações diretas para o atendimento ao paciente hoje”, diz Dreier, apontando que mais observações serão essenciais para entender o que realmente ocorre.

“O conhecimento dos processos envolvidos na despolarização de espalhamento é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de tratamento adicionais destinadas a prolongar a sobrevivência das células nervosas quando a perfusão cerebral é interrompida”.

Com informações de Science Alert.