Estudo mostra que chimpanzés usam insetos para tratar suas feridas

Letícia Silva Jordão
Imagem: Projeto Chimpanzé Ozouga

Quando nos machucamos, é normal buscarmos por algum curativo para tratar da ferida. Esse movimento também pode ser visto em diversos animais, que geralmente utilizam as plantas do seu habitat natural para se curar. Mas, um novo estudo mostra que os chimpanzés usam insetos esmagados para tratar suas feridas.

A descoberta foi feita no Parque Nacional de Loango, no Gabão, em 2019, sendo que a pesquisa foi publicada na revista Current Biology. O estudo, realizado pelo Projeto Chimpanzé Ozouga, contou com pesquisadores alemães da Universidade de Osnabrück e uma comunidade de 45 chimpanzés que foram monitorados por 15 meses.

O mais interessante é que a proposta do estudo era explorar as relações entre os chimpanzés e como eles caçavam, porém isso mudou rapidamente quando os pesquisadores identificaram outro comportamento inusitado de espécimes individuais.

A descoberta do novo comportamento

A voluntária no projeto, Alessandra Mascaro, foi quem observou o comportamento em uma chimpanzé chamada Suzee ao cuidar de Sia, seu filho adolescente que estava com um pé ferido.

Ela conta que percebeu algo entre os lábios da chimpanzé que depois utilizou para aplicar no ferimento do pé de Sia. “Mais tarde naquela noite, eu assisti novamente aos meus vídeos e vi que Suzee primeiro estendeu a mão para pegar algo que ela colocou entre os lábios e depois diretamente na ferida aberta do pé de Sia” conta a pesquisadora em um comunicado.

A sequência comportamental de um macho chimpanzé adulto pegando e aplicando um inseto em uma ferida na canela esquerda em seis quadros. Imagem: Current Biology

Comportamento semelhante a esse foi visto também pela Lara Southern, estudante de doutorado em primatologia na Universidade de Osnabrück, com o chimpanzé Freddy. Isso fez com que a equipe levantasse uma hipótese de que os chimpanzés estavam capturando pequenos insetos voadores pelo ar.

Após um ano de estudos, Alessandra Mascaro pôde ver pela primeira vez Suzze aplicar insetos esmagados no pé de seu filho, e Southern percebeu o mesmo comportamento de outros chimpanzés adultos ao cuidar das feridas um do outro.

Ao longo de 15 meses a equipe conseguiu registrar 76 casos que mostram que os chimpanzés usam insetos em seus ferimentos. Os autores do estudo suspeitam que os insetos voadores escuros possuem propriedades anti-inflamatórias ou anti-sépticas

Chimpanzés usam insetos em outros indivíduos

Um detalhe da descoberta que surpreendeu os pesquisadores, foi o fato dos chimpanzés estarem usando os insetos para curar a feridas de outras indivíduos que não eram geneticamente relacionados.

“Um macho adulto chamado Little Grey, tinha uma ferida aberta profunda em sua canela e Carol, uma fêmea adulta, estava cuidando dele, de repente estendeu a mão para pegar um inseto. O que mais me impressionou foi que ela entregou a Little Grey, ele aplicou em sua ferida e, posteriormente, Carol e outros dois chimpanzés adultos também tocaram a ferida e moveram o inseto sobre ela” diz Lara Southern em um comunicado.

A autora do estudo, Simone Pika, também comentou sobre o caso, dizendo que era de tirar o fôlego já que muitas pessoas duvidam das habilidades pró-sociais dos animais. “De repente temos uma espécie em que realmente vemos indivíduos cuidando dos outros” disse a pesquisadora.

Os pesquisadores que mostraram que os chimpanzés usam insetos nas suas feridas pretendem analisar os insetos utilizados para descobrir suas propriedades farmacêuticas.