Connect with us

Ciência

Cães processam a fala da mesma maneira que o cérebro humano; estudo

Published

on

Será que os cachorros conseguem entender o que falamos? Talvez não, mas eles conseguem identificar o tom usado. Uma pesquisa recém-publicada mostra que cães processam a fala da mesma maneira que o cérebro humano. Eles seguem uma hierarquia de duas camadas, para identificar as palavras faladas.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria. Durante os testes, participaram 12 cães, de três raças distintas e entre 2 e 10 anos de idade. Eram seis border collies, cinco golden retrievers e um pastor alemão. Nenhuma das atividades realizadas é prejudicial para o cérebro dos cachorros.

VEJA TAMBÉM: Cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar, mostra estudo

Advertisement

Os pesquisadores utilizaram o termo “prosódia emocional” para descrever os sentimentos emotivos apresentados pelos cães a cada fala dirigida a eles. Boa parte das pessoas utilizam um tom mais meigo ao falar com os cachorros, como se estivessem conversando com bebês.

Mas, como os cães processam a fala?

Em primeiro lugar, as regiões subcorticais do cérebro canino identificam a entonação da fala e identificam se é positivo, negativo ou neutro. Em seguida, as áreas corticais do córtex auditivo interpretam o que as palavras dizem, como o comando “deitar”, por exemplo.

Esse estudo foi feito por meio de ressonância magnética e para que os cães ficassem imóveis dentro da máquina, eles foram treinados. Dessa forma, os pesquisadores testaram como o cérebro reagia a três termos: “é isso”, “inteligente” e “bem feito”, faladas em húngaro. Além disso, foram falados com entonação positiva e neutra.

Advertisement

Depois, os pesquisadores testaram palavras conjuntas aleatórias, que foram ditas repetidamente, com uma entonação positiva e neutra. De fato, são termos comuns durante o dia a dia, mas que não apresentam nenhum contexto específico e não possuem um significado para os cães. Assim, testaram os termos: “como se”, “como” e “ainda”.

Na sequência, eles avaliaram como foi o comportamento do cérebro canino em relação as primeiras palavras citadas e as segundas, aquelas sem sentido. Dessa maneira puderam identificar como funciona a hierarquia de processamento de fala no cérebro dos cachorros.

Cães processam a fala, embora não possam falar

A pesquisa sugere que as regiões subcorticais analisam pistas mais simples, cheias de emoção, o que é representado pela entonação das palavras. Por outro lado, palavras já conhecidas parecem ser avaliadas por regiões de ordem superior. Conforme o autor Attila Andics, o processamento da fala humana pode seguir essa mesma hierarquia.

Advertisement

“Embora o processamento da fala em humanos seja único em muitos aspectos, este estudo revelou semelhanças empolgantes entre nós e uma espécie sem palavras. A semelhança não implica, no entanto, que essa hierarquia tenha evoluído para o processamento da fala”, citou Andics, em um comunicado de imprensa.

O estudo foi publicado na revista Nature. Com informações de Psychology Today.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.