Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar, mostra estudo

Cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar, pelo menos foi o que mostrou um estudo. Além deles, outras espécies podem ser assim.

Cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar
(Imagem: Benediktova et al., ELife, 2020)

Que os cachorros possuem um ótimo faro todo mundo sabe, mas como eles conseguem voltar de um local totalmente desconhecido? Um novo estudo sugere que cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar. O trabalho foi conduzido por pesquisadores tchecos, mostrando evidência de que esses animais conseguem se guiar de uma forma diferente.

Mas, ainda não está claro como é que eles fazem isso. O sentido oculto é chamado magnetorecepção e realmente existe nos cães, assim como em outras espécies, incluindo os pássaros e sapos. Aliás, fazia tempo que pesquisadores já desconfiavam disso, mas nunca haviam conseguido provar.

Por que os cães possuem ótimo senso de localização?

É normal que os cães sigam trilhas de perfume como guias para voltar ao ponto de partida. Mas, outros utilizam uma rota completamente nova, o que os pesquisadores chamam de “escotismo”.

Continua depois da publicidade
Magnetorecepção em cães
(Foto: Benediktova et al., ELife.)

“Eu estou realmente muito impressionado com os dados”, comentou o biólogo Catherine Lohmann, que estuda magnetorecepção em aves e tartarugas e que não estava envolvido no estudo.

Por mais que essa seja uma habilidade interessante, não existem muitos detalhes sobre como ela funciona nos cães. Por outro lado, existem estudos aprofundados em relação aos outros animais.

Além disso, alguns anos atrás pesquisadores da República Tcheca identificaram que os cães costumam defecar e urinar em um eixo norte-sul, indicando que são capazes de seguir o campo magnético da Terra.

Pesquisa revela que cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar

Recentemente uma equipe da mesma universidade encontrou evidência de que o escotismo depende desse sentido oculto. Entretanto, é complicado isolar um único sentido de um cachorro durante testes. Por isso, os pesquisadores desenvolveram um método, que coloca em prática dados de GPS e registros de vídeo.

Continua depois da publicidade

Os pesquisadores avaliaram o desempenho de 27 cães caçadores, de 10 raças, realizando testes de localização em 62 locais florestais. Assim, entre 2014 e 2017 os cães realizaram mais de 600 tentativas, saindo em perseguição e voltando ao mesmo ponto de partida.

Cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar
(Imagem: Elifesciences.org)

Os dados do escotismo indicaram que os cães perseguiam o cheiro de outro animal e então retornavam aos seus donos após 20 metros em um eixo norte-sul, sem importar onde o dono estivesse. Dessa forma, os pesquisadores denominaram a ação como “corrida da bússola”.

Era uma floresta desconhecida dos cães, dificultando o rastreamento por odores, assim como não havia vento trazendo cheiros de humanos para os cães. Além disso, a densidade da mata mantinha o sol e o caminho escurecidos. Ainda assim, o campo magnético da Terra continua da mesma forma nestas condições.

Cães podem usar o campo magnético da Terra para navegar mostra estudo
Foto: Benediktova et al., ELife.

Considerando todos os dados coletados, os pesquisadores consideraram que os cães de caça realmente parecem usar a magnetorecepção para encontrar o caminho de volta. Indicaram ainda que provavelmente essa é uma condição que existe em diversas espécies e que não sabemos disso, quem sabe esteja presente até mesmo nos humanos.

A pesquisa foi publicada no eLife.

Continua depois da publicidade

Com informações de Science Alert.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...