Será que consumir cacau ajuda a envelhecer melhor?

Letícia Silva Jordão
Imagem: Tetiana Bykovets / Unsplash

O cacau é uma planta famosa pelos seus antioxidantes que prometem proteger as nossas células de danos causados pela idade. Porém, até hoje, os cientistas não comprovaram definitivamente se o cacau ajuda a envelhecer melhor.

O Dr. Yanbin Dong, geneticista e cardiologista no Instituto de Prevenção da Geórgia na Faculdade de Medicina na Geórgia, diz que os cientistas estão realizando o maior ensaio já feito para avaliar o impacto de um suplemento de cacau e de um multivitamínico comum na redução de doenças que vem com a idade. O estudo procura respostas no sangue de 600 pessoas com 60 anos ou mais.

O Dr. Dong recebeu uma doação para realizar uma pesquisa detalhada sobre os fatores inflamatórios e mudanças genéticas relacionadas ao envelhecimento, para ver se o consumo do cacau realmente contribui para reduzir esses fatores.

O cacau se tornou muito conhecido pelos seus compostos de antienvelhecimento, o que fez com que a empolgação da população mundial sobre a planta superasse qualquer evidência científica sobre sua eficácia.

Os compostos que o cacau tem e são conhecidos por ter uma boa resposta anti-inflamatória são os flavonóides, um tipo de antioxidante encontrado nos grãos de cacau.

Porém, esse composto acaba se perdendo no processamento normal do cacau e do chocolate, fazendo com que o chocolate como conhecemos hoje não tenha uma quantidade boa de flavonoides que possam ajudar a combater as doenças que vem com o envelhecimento.

Dong diz ainda que não existem provas concretas de que os multivitamínicos, que são os suplementos com cacau mais consumidos para atingir o objetivo de ajudar no envelhecimento e nas doenças que surgem, realmente consigam trazer o resultado que prometem.

Como o estudo está sendo estruturado

cacau ajuda a envelhecer melhor estudo
Imagem: Mike Holahan / Augusta Chronicle

O Dr. Dong e seus colegas da COSMOS Trial (COcoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study), que também vem estudando o efeito dos suplementos com cacau, vão examinar melhor o envelhecimento utilizando como indicadores os processos inflamatórios e o envelhecimento epigenético, considerados formas confiáveis de medir a nossa idade biológica.

No início da pesquisa o Dr. Dong analisará o sangue daqueles que tomaram o suplemento de cacau, ou multivitamínico, ou ambos, ou nenhum durante os dois primeiros anos de pesquisa da COSMOS para analisar os principais fatores pró e anti-inflamatórios.

Ele também vai procurar por mudanças genéticas que têm relação com o envelhecimento a partir de uma sofisticada e extensa análise genética.

A hipótese central do estudo

A hipótese central que esse estudo trabalha é se a suplementação com cacau realmente pode reduzir o envelhecimento epigenético e a inflamação, que influencia na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que é a principal causa de morte no país.

Este trabalho terá uma vantagem adicional de poder determinar de forma mais assertiva, quais os principais benefícios dos multivitamínicos para o corpo humano. “Evidências científicas sólidas devem estar por trás do que escolhemos colocar em nossos corpos com o objetivo de melhorar nossa saúde” diz o Dr. Dong.

Compartilhar