Connect with us

Hi, what are you looking for?

Referência

De quais elementos é feito o corpo humano?

O corpo humano possui uma variedade de cerca de 20 elementos diferentes.

Imagem: Kiyoshi Takahase Segundo/Alamy

O corpo humano contém cerca de 20 elementos diferentes, a maioria feitos no interior de estrelas antigas. Se você desconstruir um humano de 80 kg em átomos, você obterá as seguintes quantidades dos diferentes elementos:

Oxigênio – 52kg

Este elemento constitui mais da metade da massa do seu corpo, mas apenas um quarto dos átomos.

Carbono – 14,4 kg

O elemento estrutural mais importante, e a razão pela qual somos conhecidos como formas de vida baseadas no carbono. Cerca de 12 por cento dos átomos do seu corpo são de carbono.

Hidrogênio – 8kg

Os átomos de hidrogênio em seu corpo foram formados no Big Bang. Todos os outros foram feitos dentro de uma estrela há muito tempo e foram lançados no espaço por uma explosão de supernova. Portanto, embora você possa ter ouvido que todos nós somos poeira estelar, isso não é estritamente verdade.

Nitrogênio – 2,4 kg

Os quatro elementos mais abundantes no corpo humano – hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio – respondem por mais de 99 por cento dos átomos dentro de você. Eles são encontrados por todo o corpo, principalmente como água, mas também como componentes de biomoléculas, como proteínas, gorduras, DNA e carboidratos.

Cálcio – 1,12 kg

Fósforo – 880g

Enxofre – 200g

Potássio – 200g

Sódio – 120g

Cloro – 120g

Magnésio – 40g

O magnésio é um componente chave da superóxido dismutase, uma das enzimas de desintoxicação mais importantes.

Ferro – 4,8g

Encontrado no heme, a parte transportadora de oxigênio da molécula de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos

Flúor – 3,0g

Endurece os dentes, embora o flúor não seja considerado essencial à vida.

Zinco – 2,6 g

Estrôncio – 0,37g

O estrôncio é encontrado quase exclusivamente nos ossos, onde pode ter um efeito benéfico no crescimento e na densidade.

Iodo 0,0128 g

O iodo é um componente essencial do hormônio tireoidiano tiroxina. O iodo é o elemento mais pesado exigido pelo corpo humano.

Cobre – 0,08g

O cobre é um componente de muitas enzimas. A deficiência de cobre causa distúrbios neurológicos e sanguíneos.

Manganês – 0,0136 g