Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Chocolate meio amargo ajuda a perder peso? Sim, segundo a ciência

chocolate meio amargo ajuda a perder peso
Fonte: Freepik

Entrar em uma dieta é um passo de extrema importância como forma de prevenir alguns problemas de saúde, tal como a obesidade. No entanto, se manter longe dos alimentos gordurosos e totalmente irresistíveis é algo que pesa bastante durante a tomada de decisão. Hambúrgueres, refrigerantes e doces são itens difíceis a serem deixados totalmente de lado. Mas, durante um estudo feito em 2017, pesquisadores descobriram que o chocolate meio amargo ajuda a perder peso e pode ser consumido, de forma moderada, durante uma dieta.

Quais as vantagens em comer chocolate meio amargo?

Em sua composição, esse tipo de chocolate é rico em polifenóis, flavonóis e catequinas, substâncias que o faz ser mais saudável do que alguns outros doces, afirma estudo. Além disso, proporciona benefícios para a saúde de quem o insere em sua dieta. É recomendado para diminuir a intensidade de uma inflamação e faz com que o cérebro ative mais neurotransmissores para indicar a sensação de saciedade, diz estudo publicado na Pubmed.

Seu corpo mais sensível à insulina

Em uma revisão de literatura disponível no site da NCBI, os autores levantaram a seguinte hipótese. Ao ser ingerido, o chocolate e seus constituintes serão carregados para fora dos vasos sanguíneos e demais células, com o auxílio de um hormônio, a insulina.

Continua depois da publicidade
Chocolate é considerado um alimento saudável
Chocolate é considerado um alimento saudável. Fonte: Freepik

Fora desses locais, a ingestão de chocolate pode ser convertida em fonte de energia. Além de evitar o acúmulo de gordura, promovendo a perda de peso. Com apenas uma pequena quantidade, serão enviados estímulos ao cérebro, o avisando que o corpo precisa ser nutrido naquele momento, relata pesquisadores.

Bom humor sempre

Se o chocolate tem o poder de deixar as mulheres felizes em uma TPM, saiba que é continua tendo esse efeito em dias normais. Durante uma pesquisa feita em 2013, os profissionais descobriram que o flavonol, substância presente no chocolate amargo, funcionam como estimulantes ao sistema nervoso, promovendo a sensação de felicidade.

Chocolate faz com que o corpo libere o hormônio da felicidade
Chocolate faz com que o corpo libere o hormônio da felicidade. Fonte: Freepik

Mesmo quando o chocolate meio amargo ajuda a perder peso, ele não é reconhecido somente por isso. Em 2019, foi realizada uma pesquisa com 13.626 pessoas, que foram divididos entre, quem come o doce frequentemente e quem o ingere em pequena quantidade. Seus resultados evidenciaram que, quando ocorria um consumo maior, as chances de apresentar sintomas de depressão seriam reduzidas pela metade.

Sem fome por um longo período

Para corroborar com a perda de peso, o chocolate meio amargo envia para o cérebro, informações de que o corpo já está saciado com o que foi ingerido. Assim, ao longo do dia, será mais difícil sentir fome ou desejo por alguma comida após ter o doce em seu organismo.

Promove uma sensação de saciedade
Promove uma sensação de saciedade. Freepik

Veja: É possível transformar gordura em músculos?

Buscando aprofundar nessa descoberta, foi realizado um estudo em 2010 com a presença de 12 mulheres. Elas tiveram que comer e cheirar pedaços de chocolate meio amargo e como resultado, a presença de grelina, hormônio que produz a sensação de fome, foi reduzido em boas quantidades, prolongando a sensação de saciedade.

Continua depois da publicidade

Chocolate meio amargo ajuda a perder peso, mas também possui desvantagens

No momento em que se é optado por ingerir algumas gramas de chocolate, deve estar ciente que ele não carrega somente vantagens para a saúde. Assim como, quase todas as comidas, esse doce também pode proporcionar alguns malefícios para quem o está consumindo. Por esse motivo, deve se ter em mente os pós e contras, e somente depois, ponderar em qual seria o mais vantajoso.

Comer muito chocolate pode te deixar obeso
Comer muito chocolate pode te deixar obeso. Fonte: Freepik

Desvantagens:

  • Por ser amargo, é muito calórico e abundante em gorduras;
  • Mesmo amargo, ainda contém uma porcentagem de açúcar em sua composição;
  • Estudo da FoodData mostrou que em 28g de chocolate, 9g é de gordura e contém 155 calorias;
  • A junção de açúcar e uma alta concentração de calorias podem causar diabetes, doença cardíaca ou hepática, diz estudo publicado na NCBI.

Então, mesmo quando o chocolate meio amargo ajuda a perder peso, ele deve ser consumido com baixo teor de açúcar em sua composição. Assim como deve ser dado prioridade para as marcas que oferecem os chocolates feitos com 70% de cacau, ou menos.

Com informações da Healthline e NCBI.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.