No dia 4 de setembro, pessoas fazendo uma trilha em um dos parques montanhosos canadenses encontraram o corpo de um urso morto. A análise do corpo do bicho revelou, incrivelmente, que a assassina foi uma cabra-das-montanhas que reagiu a um ataque.
O urso, por sua vez, pesava apenas em torno de 70kg, tamanho considerado bastante reduzido em comparação ao padrão de animais que podem passar dos 270kg. Contudo, a análise da carcaça mostrou que o animal era uma fêmea, que, aliás, não chegou a ter filhotes ao longo de sua vida.
Portanto, os especialistas do parque acreditam que o animal ainda fosse jovem, talvez despreparado para enfrentar uma cabra-das-montanhas adulta. Especialmente os machos dessas cabras podem atingir mais de 100kg e são bastante fortes. Além do mais, esses ovinos possuem um par de chifres afiados o suficiente para um assassinato.
Contudo, o que levou os pesquisadores a tomarem uma cabra-das-montanhas como suspeita foram os ferimentos do urso. A carcaça, aliás, tinha feridas no pescoço e axila que, não coincidentemente, batem com o tamanho médio dos chifres de uma cabra.
Assim, num caso raro mas não impossível, a cabra-das-montanhas pode ter escapado ao ataque de um dos maiores predadores terrestres do planeta – e ainda revidado.
Casos anteriores entre a cabra-das-montanhas e ursos cinzentos
Normalmente, os ursos cinzentos atacam as cabras-das-montanhas, que fazem parte do repertório de presas naturais do predador. Contudo, há outros registros de cabras ferindo ou mesmo matando ursos cinzentos, conquanto o oposto seja mais comum.
“Outros casos de cabras-das-montanhas matando ursos defensivamente foram registrados no passado. Isso não é completamente surpreendente, tendo em vista que as cabras-das-montanhas são animais fortes e bem equipados para se defenderem.”, afirma David Laskin, ecologista do Parks Canada à imprensa local.
As cabras podem ainda ter outras estratégias, como usar suas habilidades de escalada para fugir dos ursos. Um vídeo de 2018, por exemplo, registra uma fêmea e seu filhote se abrigando em um desfiladeiro para fugirem do alcance de um urso, neste caso adulto. Confira abaixo:
Além do mais, os ursos geralmente atacam suas presas na cabeça ou na parte de trás do pescoço. De acordo com especialistas, portanto, este tipo de ataque pode ter sido propício para que uma cabra determinada a sobreviver revidasse à investida do animal.
Após passantes terem identificado a carcaça da jovem ursa, vale ressaltar, equipes do parque imediatamente retiraram o corpo da área. Isso porque o cadáver poderia atrair predadores oportunistas e até mesmo outros ursos, colocando em risco a segurança dos visitantes do parque.