Ursos polares podem aprender a apedrejar morsas, mostra pesquisa

Mateus Marchetto
Imagem: © Charles Francis, Hall Library of Congress

Por mais de 300 anos, exploradores e naturalistas ouviram as lendas Inuítes da engenhosidade dos ursos. Essa nação indígena relata em suas lendas, que ursos polares poderiam atirar blocos de gelo em focas e morsas para facilitar a caça. E agora, por conseguinte, diversas pesquisas indicam o mesmo.

Numa pesquisa de revisão, publicada no periódico Arctic, um grupo de biólogos coletou dados históricos e recentes de observações de ursos polares caçando. Para compor a análise, a equipe juntou informações do Conhecimento Ecológico Tradicional (CET) de diversas tribos esquimós do Canadá e Groenlândia. Diversos relatos contam a história de ursos polares atirando blocos de gelo em morsas por exemplo.

walrus 2809181 1920
Imagem:  Joffi2017 / Pixabay 

Numa perspectiva de gasto de energia, isso faz sentido, de acordo com pesquisadores. As morsas, que podem parecer animais pequenos em imagens, na verdade são muito maiores que um urso polar. Um macho morsa adulto pode ter até 4 metros de comprimento e até 2 toneladas. Já um urso polar adulto raramente passa dos 1000kg e 3 metros de comprimento.

Além destes relatos, a pesquisa contou com observações e filmagens feitas recentemente, como a de uma segunda pesquisa que acoplou uma câmera GoPro em um urso polar. Outras imagens de ursos polares usando ferramentas também compuseram os dados da pesquisa.

A conclusão, assim, é de que a lenda dos ursos polares apedrejando morsas pode, sim, ser real.

Uso de ferramentas por ursos polares

Todo o debate acerca da inteligência animal gira em torno dos nossos padrões humanos. Todavia, uma coisa é um consenso para indicar inteligência: ferramentas. Mesmo os Homo sapiens só colonizaram o planeta após construírem ferramentas de caça e agricultura. Como dá para imaginar, estes objetos fornecem uma vantagem evolutiva tremenda para a espécie.

Chimpanzés e diversas espécies de aves, por exemplo, podem aprender a criar e usar ferramentas. Tudo indica, portanto, que os ursos brancos também estão nesta alta cúpula intelectual da natureza.

O urso GoGo, habitante de um zoológico do Japão, assim, ficou famoso por usar um bastão de madeira para derrubar um saco de comida pendurado em sua cela.

polar bear 709682 1920
Imagem: Gerhard G. / Pixabay 

No entanto, especialistas ressaltam a importância do aprendizado para esse tipo de comportamento nos ursos. Assim como nós humanos não nascemos sabendo andar ou comer sozinhos, nem todas as características de um animal são genéticas. Isso acontece principalmente nos mamíferos e aves, que são animais vertebrados mais sociais.

Assim, primeiramente a mamãe urso tem que aprender a usar ferramentas ou atirar pedras em morsas de alguma forma. Uma vez tendo esse aprendizado, ela pode passar a característica aos seus filhotes, não por genética, mas por ensino. Esse tipo de influência se popularizou sob o termo de nurture nos últimos anos.

A pesquisa está disponível no periódico Arctic.

Compartilhar