Uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu inesperadamente na cidade de Norfolk, na Inglaterra. Agências declararam um incidente grave após a descoberta do dispositivo intacto em uma travessia de um rio, e estavam trabalhando para desarmá-lo.
Na sexta-feira (10) à tarde, a polícia de Norfolk disse que houve uma detonação “não planejada”, de acordo com a CNN.
Especialistas do Exército tinham cortado a bomba usando uma técnica que cria uma lenta queima dos explosivos. Os oficiais haviam dito que havia o risco de uma detonação não intencional.
“Podemos confirmar que a bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial em Great Yarmouth explodiu”, disse o Exército em um comunicado.
“Isto não foi uma detonação planejada e aconteceu durante os trabalhos de queima lenta para desarmar os explosivos”.
“Todo o pessoal do exército e dos serviços de emergência estão contabilizados. Nós lhe traremos mais informações quando as tivermos”.
O trabalho para cortar o dispositivo começou na quinta-feira, mas a água necessária para fazer o trabalho reduziu a eficácia da barreira de areia ao redor do dispositivo.
O dispositivo tinha cerca de um metro de comprimento e pesava cerca de 250 kg, e foi descoberto por um empreiteiro que trabalhava na terceira travessia do rio Yare.
Um cordão de conteção de 400 metros foi instalado no local.
“A segurança pública e das pessoas envolvidas na operação tem estado no centro da tomada de decisões”, disse o chefe da polícia auxiliar de Norfolk, Nick Davison.
“Esta foi a fase final de uma operação delicada que causou muita perturbação na cidade, mas esperamos que isto possa ser resolvido em breve e que os cordões possam ser levantados, se tudo correr conforme o planejado”.