Baleias e saúde do ecossistema estão mais interligados do que se imaginava

Mateus Marchetto
Uma cachalote e seu filhote na costa da Maurícia. Imagem: Gabriel Barathieu

As baleias são os maiores animais vivos no planeta.  A baleia-azul, inclusive, é maior que qualquer dinossauro conhecido até agora. Contudo, a importância das baleias vai muito além de seu tamanho. Uma nova pesquisa reforça isso ainda mais.

De acordo com o novo artigo, publicado no periódico Nature, as baleias comem muito mais do que se imaginava até o momento. Segundo as estimativas, o valor da quantidade de alimento consumido pelos cetáceos pode ser três vezes maior do que estimativas anteriores mostraram.

whale cow gb571eb85e 1920

Além do mais, o estudo mostrou que a quantidade de krill nos oceanos antes do início da era baleeira era absurdamente maior do que agora. De acordo com a pesquisa, a biomassa de krill nos mares antes do século 20 ultrapassava toda a biomassa de hoje, somada à produção de pescado global.

Ou seja, com o declínio no número de baleias, o krill também diminuiu consideravelmente. Isso pode parecer um pouco estranho, uma vez que o krill seja o principal tipo de alimento das baleias.

Contudo, estes mamíferos gigantes dos oceanos podem ter um papel importante na fertilização do ecossistema aquático.

A importância das baleias … e do seu cocô

Após monitorarem 321 baleias de diversas grandes espécies (como jubartes e azuis), a equipe de pesquisadores quantificou em média a quantidade de krill ingerida por cada espécie.

Contudo, o alimento que entra nas bocas gigantes das baleias acaba não completamente digerido. boa parte da matéria orgânica que sobra é liberada no mar na forma de cocô de baleia.]

Estes animais, no entanto, precisam subir à superfície para respirar de tempos em tempos. Assim, os cetáceos acabam defecando na superfície do oceano, justamente onde vive o fitoplâncton.

Este último grupo compõe os microrganismos fotossintetizantes do oceano, como algas e cianobactérias. Estas usam parte do fertilizante das baleias em seu metabolismo para crescer. Por fim, estes microrganismos acabam virando comida do zooplâncton – do qual também faz parte, veja só, o krill.

blue whale gd083c69e3 1920
Imagem: janeb13 / Pixabay

Ou seja, todos estes organismos, incluindo as baleias, vivem em um grande sistema de feedback que depende da participação saudável dos demais.

Felizmente, muitas populações de baleias vêm se recuperando após restrições às práticas baleeiras que entraram em vigência no fim do século XX.

Vale comentar, ainda, que os organismos fotossintetizantes de forma geral (inclusive o fitoplâncton) são grandes responsáveis pela retirada do carbono da atmosfera. Isso porque a fotossíntese absorve o CO2 para a produção de carboidratos para a alga, planta ou afim.

Assim, a importância das baleias como organismos-base dos ecossistemas oceânicos foi, mais uma vez, reforçada.