Baleia-fin de 20 metros aparece no litoral do Paraná

SoCientífica
A baleia já estava morta e em decomposição. Imagem: LEC/CEM/UFPR

Na última terça-feira (21), uma baleia-fin (Balaenoptera physalus), também conhecida como baleia-comum, encalhou sem vida e em estado de decomposição avançada na grande praia da Ilha do Mel em Paranaguá, Paraná. A baleia, que tinha quase vinte metros de comprimento, era um macho adulto.

De acordo com pesquisadores, esta foi a primeira vez que uma baleia-fin encalhou na costa do Paraná. O animal está listado no Plano Nacional de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN/ICMBIO) como uma espécie ameaçada de extinção.

baleia fin encontrada no literoal do parana 2
Imagem: LEC/CEM/UFPR

De acordo com o Portal G1, cientistas estão coletando materiais biológicos e avaliando as condições da carcaça da baleia. As amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados à espécie.

A baleia-fin

O corpo da baleia-fin é longo e esguio, de cor cinza-acastanhada com a parte inferior mais pálida. Existem pelo menos duas subespécies reconhecidas, no Atlântico Norte e no Hemisfério Sul.

baleia fin encontrada no literoal do parana 3
Imagem: LEC/CEM/UFPR

Elas estão nos principais oceanos, de norte a sul. Ela se encontra ausente apenas nas águas próximas ao bloco de gelo nos polos e em áreas relativamente pequenas de água longe do oceano aberto. A maior densidade populacional ocorre em águas temperadas e frias. Sua alimentação consiste em pequenos peixes de cardume, lulas e crustáceos, incluindo copépodes e krill.

A espécie está apenas atrás da baleia azul em termos de tamanho no oceano.