Astrônomos podem ter descoberto 19 outros asteroides interestelares

Milena Elísios
Impressão artística de um disco protoplanetário. (NASA / Pat Rawlings)

Quando os asteroides interestelares ‘Omuamua e 2I/Borisov, foram avistados em nosso sistema solar, isso foi absolutamente incrível. Mas agora astrônomos acreditam ter encontrado outros 19 asteroides vindos das profundezas do espaço! E eles provavelmente estão aqui no nosso Sistema Solar há muito tempo.

Com base em como estes cometas se movem ao redor do Sol, uma equipe de pesquisadores identificou 19 asteroides. E, segundo eles, estes objetos foram capturados de outra estrela, quando o Sistema Solar tinha apenas alguns milhões de anos.

LEIA TAMBÉM: Seria o ‘Omuamua uma nave vinda de um lugar muito distante? Astrônomos afirmam que não

Os astrônomos acreditam que naquela época, o Sol fazia parte de um viveiro estelar. Um viveiro estelar é basicamente aglomerado de estrelas nascendo próximas da mesma nuvem de gás e poeira.

A primeira descoberta

A astrônoma Maria Helena Morais da Unesp – Universidade Estadual Paulista e o astrônomo e cosmólogo Fathi Namouni, do Observatório da Costa Azul na França, encontraram seu primeiro residente interestelar permanente em 2018. Eles observavam um grupo de asteroides chamados Centauros, que possuem órbitas realmente estranhas.

Eles descobriram o asteroide chamado 2015 BZ509, que posteriormente foi batizado Kaʻepaokaʻawela. A equipe também descobriu a origem mais provável de Kaʻepaokaʻawela era o espaço interestelar, que havia sido capturado no Sistema Solar 4,5 bilhões de anos atrás.

LEIA TAMBÉM: Nova imagem do enorme cometa interestelar que vai passar bem próximo da Terra

“O Sistema Solar formou-se há 4,5 bilhões de anos em um berçário de estrelas, com os seus sistemas de planetas e asteroides. A proximidade entre as estrelas favorecia fortes interações gravitacionais que levavam à troca de material entre os sistemas. Assim, alguns objetos atualmente no Sistema Solar devem ter-se formado em torno de outras estrelas. No entanto, até recentemente, não tinha sido possível distinguir os objetos interestelares capturados daqueles formados em torno do próprio Sol. A primeira identificação foi feita por nós em 2018”, disse a autora do estudo, Maria Helena Moreira Morais, à Agência FAPESP.

Asteroides interestelares
O estudo identificou 19 asteroides interestelares. 17 centauros com inclinações orbitais superiores a 60 graus e dois objetos que orbitam além de Netuno, ou objetos trans-netunianos. (Imagem: Objetos do cinturão de Kuiper (azul). O gráfico exibe as posições conhecidas dos objetos no Sistema Solar externo, dentro de 60 unidades astronômicas (AU) do Sol. Época a partir de 1º de janeiro de 2015. Sun Jupiter trojans (6.178) Planetas gigantes : Júpiter (J), Saturno (S), Urano (U) e Netuno (N) Centauros (44.000) Cinturão de Kuiper (> 1.000) Disco dispersado Trojans de Netuno)

19 asteroides interestelares

Agora em um novo estudo, a equipe examinou Centauros e objetos trans-Netunianos com alta inclinação orbital em relação ao plano orbital dos planetas, às vezes aproximando-os de uma órbita polar. E, como Kaʻepaokaʻawela, alguns desses objetos também têm órbitas retrógradas.

“Com excentricidades moderadas a altas, as órbitas dos Centauros podem ser inclinadas em alguns graus em relação ao plano invariável do Sistema Solar para quase 180 °, resultando em movimento retrógrado”, escreveram os pesquisadores em um artigo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

“Suas características orbitais são freqüentemente tomadas como um sinal de seu passado violento no Sistema Solar, uma noção reforçada por sua chamada instabilidade. Se uma órbita do Centauro for integrada para frente ou para trás no tempo, ela sempre atingirá o Sol, o planetas ou serem ejetados do Sistema Solar “.