Perseverance conseguirá nos mostrar o som de Marte

Amanda dos Santos
Concepção artística de Perseverance em Marte. (NASA / JPL-Caltech)

Podemos considerar como a melhor opção enviar um geólogo para chegar ao Planeta Vermelho. Mas a segunda melhor opção são os vários rovers (veículos robóticos), como a Perseverance, que são enviados à Marte.

Spirit, Opportunity e Curiosity são outros rovers que carregam todo o equipamento necessário semelhante ao que os geólogos humanos usam na Terra e ainda são capazes de navegar pelo terreno de Marte. Além de “ver” a paisagem com suas várias câmeras, pegar amostras de rocha e poeira com conchas e, em seguida, analisar com suas várias ferramentas e equipamentos a bordo.

LEIA TAMBÉM: Calor interno de Marte pode ter criado condições para a vida há bilhões de anos

Só que o novo rover Mars 2020 Perseverance faz isso tudo e adiciona uma “sensação de audição” ao seu kit de ferramentas robóticas.

Perseverance e seus dois microfones

Portanto, o novo rover inclui um par de microfones para que possamos ouvir – pela primeira vez – como Marte realmente soa. O Perseverance está programado para pousar em Marte dia 18 de fevereiro de 2021 na cratera de Jezero.

NASA
NASA / JPL-Caltech / MSSS / Kevin M. Gill

LEIA TAMBÉM: Astrônomos traçam um novo caminho para caçar o planeta nove

Baptiste Chide, pesquisador de pós-doutorado em ciências planetárias no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e colaborador do microfone SuperCam, relatou como é impressionante toda a ciência que é possível obter com um instrumento tão simples como um microfone em Marte.

O instrumento SuperCam fica localizado no topo do mastro do rover e inclui os dois microfones no Perseverance. Eles serão usados para duas coisas: ciência e engenharia.

Para o lado da ciência, ele gravará áudio dos sons naturais de Marte, como vento, tempestades e qualquer outro ruído ambiente no planeta vermelho. Além disso, a SuperCam usa um feixe de laser infravermelho que aquece e vaporiza rochas e regolitos. Portanto, o microfone poderá gravar o som do laser explodindo nas rochas. O som do estouro resultante fornece aos cientistas algumas pistas sobre a composição e dureza da rocha.

E para o lado da engenharia, o microfone ouvirá o rover Perseverance no trabalho, fornecendo informações sobre coisas como o mastro girando, as rodas em funcionamento e os demais instrumentos. Ou seja, uma excelente ferramenta de diagnóstico da engenharia.

Esta não é a primeira vez que um microfone é enviado a Marte. A Planetary Society fez parte de várias tentativas para usar um microfone no planeta, mas nenhuma teve sucesso até agora.