Uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com a posição mais próxima do satélite com relação a Terra em sua órbita. As superluas fazem a lua parecer mais brilhante e mais próxima do que o normal. Esta semana tivemos a oportunidade de se encantar com a Superlua Rosa, que estará visível até a próxima quinta-feira (29/04).
Uma super lua pode parecer até 7% maior que a Lua cheia média e 15% mais brilhante também. Isso é bastante empolgante para os astrônomos, mesmo que a diferença nem sempre pareça dramática da Terra.
Apesar deste evento lunar está sendo chamado de ‘superlua rosa’, a Lua não assumirá esta cor. Seu nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata (também conhecida como musgo rosa), que possui flores róseas e floresce nesta época do ano. Durante a subida do astro no horizonte a lua pode até apresentar uma coloração mais avermelhada. Mas, isso acontece em todas as demais luas-cheias
A superlua pôde ser vista praticamente em todo o globo, dependendo das condições climáticas de cada lugar. Mas caso você não tenha conseguido ver este evento, não se preocupe, fizemos uma pequena seleção com as melhores fotos da superlua rosa tiradas ao redor do mundo. Confira:
O que achou desta seleção? Você conseguiu fotografar este evento?